Parlamento britânico aprova cronograma de May sobre Brexit

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Dezembro de 2016 às 11:53, por: CdB

Por 448 votos a 75, parlamentares dão aval a moção do Partido Trabalhista para que premiê revele seus planos sobre saída do Reino Unido da UE. Ao mesmo tempo, aprovam proposta de May para iniciar Brexit em março de 2017

Por Redação, com DW - de Londres:

O Parlamento britânico aprovou, por ampla maioria, o cronograma apresentado pela primeira-ministra Theresa May para os trâmites legais da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), mas determinou que ela apresente seus planos para o chamado Brexit.

may.jpg
Primeira-ministra britânica Theresa May sob enorme pressão para revelar estratégias sobre Brexit

Após seis horas de debates, os parlamentares aprovaram, por 448 votos contra 75. Uma moção do Partido Trabalhista exigindo que a premiê revele suas estratégias para a saída britânica do bloco. Uma emenda adicionada ao texto trazia a proposta de May para acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa. Dá início formal ao processo de negociação de saída da UE, até o fim de março de 2017.

Dessa forma, os parlamentares britânicos se comprometem a não retardar o processo de separação. Em troca, a primeira-ministra aceita a exigência do Partido Trabalhista aprovada pelo Parlamento.

A falta de um roteiro válido tem feito crescer a pressão sobre May. Enquanto legisladores, empresários e investidores exigem planos para as futuras relações entre o país e a UE no pós-Brexit.

A líder vinha dizendo que não daria informações precoces sobre suas estratégias, justificando que isso poderia enfraquecer os britânicos em sua mais importante negociação desde a Segunda Guerra Mundial.

A moção dos trabalhistas admitida nesta quarta-feira determina que os ministros apresentem o que planejam para suas pastas. Antes que o país inicie o processo de saída do bloco econômico europeu, que foi aprovada pela população britânica em consulta popular no dia 23 de junho.

"Circo de incertezas"

O parlamentar trabalhista Keir Starmer negou que a votação no Parlamento tenha sido sobre o cronograma de May. Mas uma votação para forçar o governo a fornecer um plano com "detalhes e clareza necessários para acabar com o circo de incertezas" a respeito da saída britânica da UE.

– Pedir um plano que estabeleça os objetivos não é uma tentativa de prejudicar as negociações do Reino Unido. Mas de conquistar clareza, fiscalização e responsabilidade – disse Starmer.

O ministro David Davis, por sua vez, especificamente encarregado do Brexit, garantiu que "disponibilizará o tanto de informações possível sem prejudicar nossa posição de negociação".

Davis acrescentou que a emenda sobre o cronograma, adicionada à moção trabalhista, representa "um importante desafio para os opositores que disseram que respeitam o resultado do referendo.  Mas cujas ações sugerem que estão procurando qualquer oportunidade para boicotá-lo e atrasá-lo".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo