Em defesa da Folha contra o nazistóide

Por Rui Martins – Estou de volta do Brasil, depois de um mês, suficiente para testemunhar a anestesia geral aplicada no povo, enquanto dia a dia o governo toma medidas que destroem as estruturas democráticas numa espécie de nazificação lenta, indolor mas inexoravel.

Continue lendo

Memórias Intermitentes de Celso Furtado

Por Paulo Gustavo – Tem razão o professor João Antônio de Paula, da Universidade Federal de Minas Gerais, ao dizer, em forte prefácio aos “Diários Intermitentes 1937-2002”, de Celso Furtado, que para este grande brasileiro “A lucidez foi uma companheira inseparável”.

Continue lendo

Bota o retrato do velho no mesmo lugar

Por Rui Martins – Por que lembrar de Vargas agora? Porque o desmonte do Estado brasileiro está avançado e, em pouco tempo, a privatização de nossas riquezas tornará a economia brasileira semelhante à do Chile. Vendidas ao capital internacional, o destino do Brasil como país independente estará comprometido para sempre.

Continue lendo

Náufrago da Utopia, um blog da esquerda independente

Por Celso Lungaretti – Para um blog que não está associado a nenhum provedor, empresa de comunicação ou agrupamento político (e seus respectivos sites), nem se beneficia da participação em associações de blogueiros progressistas, democráticos, engajados, etc. e tal, acredito que seja uma marca expressiva a atingida na madrugada deste sábado: 3 milhões de acessos, em 11 anos de existência.

Continue lendo

Conselhos tutelares e o fim da laicidade

Por Rui Martins – O constante crescimento do número dos evangélicos no Brasil logo colocará em questão uma das normas máximas da nossa República: a laicidade. Isso ficou evidente na eleição dos Conselhos Tutelares.

Continue lendo

Jogar fora os processos contaminados da Lava Jato

Por Celso Lungaretti – A Operação Lava-Jato está totalmente desmoralizada, agora que sua máscara foi arrancada pelo Intercept Brasil e ficamos sabendo que muitas das condenações obtidas resultaram de uma tabelinha ilegal entre sua força-tarefa e o juiz dos casos, Sergio Moro.

Continue lendo