A luta vale a pena!

Por Raul Carrion – A luta não é algo externo à realidade, mas a própria forma de existência do mundo real. É ter orgulho de uma vitória dos companheiros. É sentir – ao colocar a sua pedra – que contribui para construir o mundo. (…) Responsável pelo que se constrói de novo, lá, entre os vivos, construção de que ele deve participar. Responsável um pouco pelo destino dos homens, na medida do seu trabalho.”

Continue lendo

Bolívia, Uruguai e Argentina somem da mídia

Por Altamiro Borges – A mídia brasileira, que andava tão excitada com os revezes das forças de esquerda na América Latina, quase sempre rotuladas pejorativamente de “bolivarianas”, tem evitado dar maior destaque às eleições na Bolívia (20 de outubro) e na Argentina e no Uruguai (27 de outubro).

Continue lendo

A velha receita do Banco Mundial

Por Paulo Kliass – Vira e mexe o roteiro surrado e desgastado reaparece nas cenas da Esplanada brasiliense. Em geral, o movimento tem início quando algum governo impopular ou mal das pernas no quesito pesquisa de opinião pública precisa conquistar apoio para suas maldades. São medidas polêmicas e redutoras de direitos, que dificilmente contariam com a benevolência da maioria da população. Conhecemos bem esse enredo.

Continue lendo

O trigo e o joio

Por João Guilherme Vargas Netto – Tanto o deputado Marcelo Ramos autor da PEC 161 (que deverá ser renumerada) quanto o deputado Paulo Pereira da Silva, seu propagandista, enfatizaram em entrevista e postagem pelo menos dois aspectos defensáveis desta proposição.

Continue lendo

A diplomacia patética

Por Aldo Rebelo – Ao analisarmos os fatos recentes produzidos pela diplomacia brasileira não há como, à luz da classificação de Niebuhr, deixar de enquadrá-los na categoria dos fenômenos patéticos.

Continue lendo

O gosto amargo da humilhação

Por Haroldo Lima – O governo de Trump acaba de mostrar que governante que não se dá ao respeito não é respeitado. Tratou Bolsonaro com o maior desprezo, desconsiderando olimpicamente as promessas que publicamente lhe fizera há poucos meses, e que provocara saltinhos de contentamento do presidente brasileiro.

Continue lendo

Bolsonaro teme o brilho de Chico Buarque

Por Altamiro Borges – Já tratado mundialmente como um sujeitinho tosco, agressivo e arrogante, que “não está à altura do cargo” que ocupa no Brasil, como desabafou o presidente francês Emmanuel Macron,  Jair Bolsonaro está prestes a cometer mais um vexame planetário.

Continue lendo

Guedes liberou geral

Por Paulo Kliass – A iniciativa tresloucada de Guedes para o momento atual envolve a liberalização geral do nosso mercado de câmbio”.

Continue lendo

O levante do Equador contra Lenin Moreno

Por José Carlos Ruy – A crise se aprofunda no Equador, e a Rede em Defessa da Humanidade, formada por intelectuais, artistas e movimentos sociais divulga um alerta sobre o endurecimento do governo neoliberal de Lenin Moreno e o aumento da repressão policial e militar contra os manifestantes.

Continue lendo