José Serra conseguiu uma notável vitória ao subir os pontinhos necessários para ir ao segundo turno. Teria ele recebido um empurrãozinho da mídia? Nesta campanha, os quatro grandes jornais empenharam-se em aparentar um certo grau de isenção no noticiário, mas nunca deixaram de apoiar Serra nos seus editoriais - e, muitas vezes, também no noticiário. O que mudou em relação às campanhas de 1994 e 1998 foi o estilo de manipulação da informação, desta vez muito mais discreto. Definiu-se um padrão peculiar de tratamento editorial dos fatos, no qual Serra raramente era criticado, como se gozasse de imunidade. E o candidato mais fustigado pela mídia em cada fase da campanha foi sempre - vejam a coincidência - o que mais estivesse ameaçando o tucano naquele momento: primeiro Roseana, depois Ciro Gomes e, finalmente, Garotinho. Por isso, Lula foi relativamente poupado pela mídia durante a maior parte da campanha. Os tucanos temiam que a crítica a Lula poderiam levar seus votos a Ciro e ou a Garotinho. Isso não interessava a Serra.
Rio de Janeiro, Quinta, 28 de Março de 2024
A ajudazinha da mídia ao candidato do sistema
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Publicado Terça, 08 de Outubro de 2002 às 21:07, por: CdB
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