Amazon GO quer exterminar filas e chegar ao dia a dia do consumidor

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Publicado Quarta, 07 de Dezembro de 2016 às 08:59, por: CdB

A primeira loja de alimentos Amazon GO está em fase de teste em Seattle, mas só os funcionários da gigante do comércio eletrônico podem comprar os seus produtos

Por Marcello M Perongini - do Rio de Janeiro:

Quando o assunto é comércio eletrônico, a norte-americana Amazon e a chinesa Alibaba são os líderes que todos invejam: o primeiro pela impressionante receita, que já supera os US$ 100 bi por ano; o segundo pelos mais de US$ 10 bilhões de lucro gerados em 2015, e que fazem do Alibaba uma dos websites de comércio eletrônico mais rentáveis do mundo.

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Quando o assunto é comércio eletrônico, a norte-americana Amazon e a chinesa Alibaba são os líderes que todos invejam

A gigante estadunidense, no entanto, está prestes a realizar um ambicioso passo para se tornar “a loja de tudo”. Como diz o título de um conhecido livro do escritor Brad Stone. Desta vez com a conquista do mercado de alimentos, um setor totalmente novo para a companhia que, há apenas alguns anos, revolucionava os padrões do comércio no mundo digital.

O mais novo desafio da Amazon é estabelecer, até dezembro de 2017, uma rede de mais de 2.000 lojas físicas em todos os Estados Unidos, que venderão produtos alimentícios e prometem acabar não apenas com as filas para pagar, mas com o conceito de caixa como um todo.

Como isso vai funcionar?

O modelo das lojas, que receberam o nome de Amazon Go, está baseado em uma nova  tecnologia batizada de Just Walk Out (“Apenas saia”, em tradução livre). Reconhece o usuário pela aproximação do telefone celular no momento de seu ingresso no estabelecimento. Passa a segui-lo durante a compra, registrando em um carrinho virtual cada item inserido no carrinho físico.

Ao sair dos espaços da loja, o sistema  Amazon encerra a compra e registra automaticamente na conta do usuário os valores a serem pagos. Em caso de desistência, ainda, o usuário pode simplesmente voltar à loja e recolocar os itens em seu lugar. Recebendo de volta o valor pago no ato da compra.

A tecnologia por trás do projeto. Envolve um complexo sistema de comunicação. Distribuido em modelos de compras preditivos, tecnologias de proximidade (como o NFC - Narrow Field Communication. Um protocolo de comunicação de curta distância entre dispositivos). Uma poderosa inteligência artifical, capaz de avaliar os hábitos de compra dos usuários. Corrigir em completa autonomia eventuais falhas na experiência de compra.

O nível de sofisticação requerido para viabilizar um modelo de lojas “sem funcionários”. Precisou de mais de quatro anos de desenvolvimento. Mas a primeira loja da Amazon GO foi enfim aberta. Está sendo testada pelos funcionários da própria Amazon em Seattle (EUA), cidade em que está localizada a sede da empresa.

Produtos vendidos na Amazon GO

Nas lojas Amazon GO, os clientes terão à disposiçao um grande número de alimentos frescos. Já organizados para o café da manhã, o almoço, o jantar e até os pequenos lanches do dia a dia. As marcas nacionais e internacionais de alimentos estarão disponíveis na Amazon GO. Ao lado das mercadorias de pequenos produtores locais.

Finalmente, os clientes poderão adquirir uma cesta de produtos conhecida como Meal Kit, que já vem com todos os ingredientes necessários para cozinhar uma refeição completa para duas pessoas, em menos de 30 minutos.

Marcello M Perongini, é consultor de Marketing Digital e articulista de Tecnologia, Internet e Redes Sociais do Correio do Brasil.

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Edição digital

 

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