Anvisa proíbe lotes falsos de medicamento para crescimento

Arquivado em:
Publicado Sexta, 17 de Março de 2017 às 09:11, por: CdB

Laboratório fabricante confirmou que, em algumas unidades dos lotes falsos, havia divergência entre as numerações dos produtos e as numerações registradas na empresa

Por Redação, com ACS - de Brasília:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, a distribuição, comércio e uso de dois lotes do medicamento Hormotrop 12 UI, usado no tratamento de crianças com problemas de crescimento.

medicamentos.jpg
O laboratório confirmou, ainda, que, em algumas unidades dos lotes falsos, havia divergência entre as numerações dos produtos

A empresa Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda., fabricante da substância, identificou os lotes CC40706 e CC30963 como falsos. O que motivou a medida sanitária.

O laboratório confirmou, ainda, que, em algumas unidades dos lotes falsos. Havia divergência entre as numerações dos produtos e as numerações registradas no sistema da empresa.

Produtos de limpeza

A Anvisa proibiu também a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto saneante Hipoclorito de sódio Clorunforte. Que não apresenta registro ou cadastro na agência. Trata-se, portanto, de um produto clandestino.

O produto de limpeza era fabricado pela empresa Hileon César Sucatelli, sob o nome fantasia de HS Química, como consta no rótulo. A Anvisa determinou, também, o recolhimento do estoque disponível no mercado.

Antirretroviral

Comprimidos de 200 mg do antirretroviral Etravirina serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da infecção pelo HIV. A determinação do Ministério da Saúde foi publicada, na terça-feira, no Diário Oficial da União.

A recomendação tem como base reunião, realizada no 2 de fevereiro, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Na ocasião, a decisão foi deliberada por unanimidade.

De acordo com o órgão, atualmente, encontra-se disponível na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais apenas a apresentação de 100 mg do antirretroviral para uma tomada diária de dois comprimidos.

Frente a isso, a apresentação Etravirina 200 mg reduzirá o número de comprimidos ingeridos diariamente. Em combinação com outros antirretrovirais que compõem seu regime terapêutico. A comodidade posológica contribui para adesão ao tratamento.

Dados da comissão indicam que, em junho de 2016, cerca de 2.200 pacientes utilizavam a Etravirina em seu esquema terapêutico.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo