Aproxima-se de 100 o número de vítimas em atentado a bomba em Cabul

Arquivado em:
Publicado Sábado, 27 de Janeiro de 2018 às 13:42, por: CdB

A explosão ocorreu por volta das 12h50 (6h20 em Brasília) em frente à antiga sede do Ministério do Interior, em Cabul. Ali, ainda funcionam alguns órgãos da pasta.

 

Por Redação, com agências internacionais - de Cabul

 

As autoridades afegãs informaram que subiu para 98 o número de vítimas fatais de um atentado terrorista no centro de Cabul, no Afeganistão. Também aumentou para 151 o número de feridos na ação cometida pelo Talebã. Segundo informa a agência afegã de notícias Pajhwok, a explosão teve lugar no bairro diplomático da capital afegã, Wazir Akbar Khan. É onde ficam as embaixadas de vários países, bem como edifícios governamentais. Muitos prédios foram danificados, com as janelas quebradas.

cabul-1.jpg
A explosão de uma ambulância carregada de explosivos deixou um rastro de destruição, em Cabul

A explosão ocorreu por volta das 12h50 (6h20 em Brasília) em frente à antiga sede do Ministério do Interior. Ali, ainda funcionam alguns órgãos da pasta. O local também fica perto de um dos escritórios do Diretório Nacional de Segurança (NDS), a principal agência de inteligência do país.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, confirmou à agência espanhola de notícias EFE que um suicida; com um carro lotado de explosivos, conseguiu entrar no complexo do ministério.

— Ele detonou o veículo quando foi identificado pelos agentes — disse o porta-voz.

Mártir

O porta-voz dos talebãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou o atentado através de uma mensagem divulgada no aplicativo de mensagens Telegram.

— Um mártir com um carro-bomba atingiu o primeiro ponto de controle perto Ministério do Interior — disse.

Mujahid ainda afirmou que havia uma grande concentração de policiais afegãos na área na hora do ataque.

No local também está o hospital público Jamhuriat e os escritórios de algumas organizações não governamentais. A região também tem vários mercados.

Ataques

O atentado ocorre em meio a um crescente número de ataques de extremistas contra alvos civis por parte dos talebãs e do grupo Estado Islâmico (EI) nos últimos dias.

No último fim de semana, 20 pessoas morreram no Hotel Intercontinental de Cabul; durante um ataque realizado por seis terroristas. Eles enfrentaram as forças de segurança por 12 horas.

Na quarta-feira, um ataque do EI contra a sede organização Save the Children em Jalalabad, no Leste do país, provocou a morte de quatro funcionários da organização não governamental, um civil e um membro das forças de segurança que estava no local.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo