Atletas cibernéticos transformam hobby em negócio

Arquivado em:
Publicado Domingo, 08 de Setembro de 2002 às 20:13, por: CdB

Os jogos de computador se tornaram tão competitivos que hoje em dia existem associações de jogadores profissionais espalhadas por todo o mundo. Embora sua origem esteja ligada a um hobby de adolescentes, atualmente os jogos de computador são tema de grandes competições, com patrocínios e prêmios de milhares de dólares. Há quem ganhe a vida literalmente mexendo com os dedos. E não é pouco dinheiro: um profissional pode ganhar até US$ 40 mil apenas em um jogo. Para essa nova geração de jogadores profissionais, é preciso treinar muito para ter chances nas competições. "Eu passo de uma a duas horas treinando por conta própria toda noite, e depois eu e meus colegas de equipe praticamos em jogos contra equipes da Europa", diz o "atleta cibernético" Greg Edwards. Como outro esporte "Os jogos de computador se baseiam na velocidade da reação. Talvez os atributos físicos não sejam os mesmos exigidos em outros esportes, mas o princípio básico (de treinamento) é o mesmo", acrescenta Edwards. Mas a preparação para a competição também requer planejamento tático. Segundo o organizador de competições de jogos eletrônicos Sujoy Roy, é preciso observar a forma de jogar do adversário. "Se você sabe exatamente como seus adversários vão jogar, você tem uma enorme vantagem", diz Roy, ele próprio um ex-jogador profissional. No momento, Roy está participando da organização dos Jogos Cibernéticos Mundiais, evento que será realizado em outubro na Coréia do Sul. Neste ano, a competição vai contar com jogadores de 49 países. "É a Olimpíada dos jogos de computador", explica Roy. Foram gastos US$ 3 milhões apenas na construção das instalações do evento. Segundo Roy, nas primeiras competições de jogos cibernéticos os vencedores ganhavam pouco ou nenhum dinheiro. Seus prêmios eram basicamente equipamentos eletrônicos. Nos últimos anos, no entanto, o valor dos prêmios vem aumentando de uma edição para outra. O vencedor do torneio Counter-Strike (Contra-ataque) vai ganhar US$ 150 mil e o dos Jogos Cibernéticos Mundiais, US$ 300 mil.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo