Aumenta inadimplência entre consumidores, constata o CDL

Arquivado em: Comércio, Indústria, Negócios, Serviços, Últimas Notícias
Publicado sábado, 13 de janeiro de 2018 as 18:04, por: CdB

Na comparação do acumulado de janeiro a dezembro do ano passado com o mesmo período de 2016, a inadimplência e as dívidas quitadas na capital fluminense aumentaram.

Por Redação – do Rio de Janeiro

A inadimplência no comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro cresceu 0,3% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).

As consultas (item que indica o movimento do comércio) diminuíram 2,1% e as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia) cresceram 1,3%.

famílias
A inadimplência atinge famílias inteiras, desde o golpe de Estado, em Maio de 2016

De acordo com dados do Clube de Diretores Lojistas, na comparação de dezembro com o mês anterior, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 20,6% e 0,8%, e a inadimplência diminuiu 0,5%.

Inadimplência menor

Na comparação do acumulado de janeiro a dezembro do ano passado com o mesmo período de 2016; a inadimplência e as dívidas quitadas na capital fluminense aumentaram, respectivamente, 1,1% e 0,3%, e as consultas diminuíram 7,7%.

A inadimplência do consumidor brasileiro, no entanto, caiu 3,5% durante o ano passado; de acordo pesquisa da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em dezembro, houve queda de 4,5% na comparação com novembro; e redução de 6% em relação a dezembro de 2016.

Na comparação por regiões, foi registrada queda no Nordeste (-5,4%), Sudeste (-3,9%), Norte (-3,0%) e Centro-Oeste (-3,3%). A Região Sul foi a única a apresentar alta, de 0,6%.

O estudo foi realizado com base na entrada de novas dívidas vencidas e não pagas; no banco de dados Boa Vista SCPC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *