Austrália esvazia parte da capital com possível retorno de incêndio

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 as 14:09, por: CdB

Alguns moradores da capital da Austrália, Canberra, foram retirados brevemente de suas casas e trabalhos nesta quarta-feira por causa de um incêndio florestal perto do aeroporto.

Por Redação, com Reuters – de Sydney

Alguns moradores da capital da Austrália, Canberra, foram retirados brevemente de suas casas e trabalhos nesta quarta-feira por causa de um incêndio florestal perto do aeroporto, num momento em que o calor escaldante acabou com alguns dias de descanso e o número de chamas descontroladas aumentou no sudeste do país.

Homem limpa o pátio do Parlamento, rodeado por uma névoa de fumaça, em Canberra, Austrália.
Homem limpa o pátio do Parlamento, rodeado por uma névoa de fumaça, em Canberra, Austrália.

Estradas foram fechadas e autoridades disseram às pessoas para sair ou ficar longe dos subúrbios a leste de Canberra. Fotos postadas nas redes sociais mostravam uma fumaça cinza subindo pelos subúrbios da cidade. Não houve relatos de feridos ou danos, e o alerta foi rebaixado uma hora depois.

– Eu posso ver a fumaça da minha casa – disse por telefone Kane Cawse, proprietário de uma academia, enquanto dirigia em direção à empresa no local onde houve a retirada, a cerca de 14 km do Parlamento do país.

– Vou ver exatamente o que está acontecendo, garantir que eu tenho uma academia e garantir que as pessoas estejam seguras ou fora – acrescentou.

A qualidade do ar

Nas últimas semanas, Canberra e as cidades de Sydney e Melbourne tiveram a qualidade do ar classificada entre as piores do mundo em meio a espessas nuvens de fumaça.

O incêndio começou quando uma enorme tempestade de poeira atravessou o sul do país, deixando o céu alaranjado e engolindo algumas cidades do interior, disse o Escritório de Meteorologia.

Desde setembro, centenas de incêndios florestais na Austrália mataram 29 pessoas e um número estimado de 1 bilhão de animais nativos, além de destruírem 2,5 mil casas e uma área total de mata maior que a Áustria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *