Bernie Sanders e sindicato de Nevada entram em choque antes de primária

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020 as 10:39, por: CdB

O pré-candidato democrata norte-americano Bernie Sanders, que se retrata como defensor do sindicalismo, enfrenta um conflito crescente com o Sindicato dos Trabalhadores de Culinária de Nevada.

Por Redação, com Reuters – de Washington

O pré-candidato democrata norte-americano Bernie Sanders, que se retrata como defensor do sindicalismo, enfrenta um conflito crescente com o Sindicato dos Trabalhadores de Culinária de Nevada na quarta-feira, 10 dias antes de o Estado realizar a terceira disputa da indicação do partido.

O pré-candidato democrata norte-americano Bernie Sanders
O pré-candidato democrata norte-americano Bernie Sanders

As tensões entre o sindicato poderoso de 70 mil membros e o senador de 77 anos, que chega a Nevada após um ótimo desempenho no Iowa e uma vitória em New Hampshire na terça-feira, estão fervendo há meses.

O sindicato, que criticou o plano de saúde universal de Sanders em um panfleto distribuído aos seus associados na terça-feira, disse no dia seguinte que os apoiadores do presidenciável reagiram atacando “violentamente” a organização via Twitter, mensagens de texto, mensagens de voz e mensagens pessoais.

O sindicato de Nevada, que tem uma influência desproporcional em um Estado altamente dependente do turismo, é contra o plano Medicare for All de Sanders, que propõe que o governo se ocupe da saúde e acabe com os planos particulares.

Os apoiadores

– É decepcionante que os apoiadores do senador Sanders tenham atacado violentamente o Sindicato de Culinária e as famílias trabalhadoras de Nevada simplesmente porque nosso sindicato forneceu fatos sobre o que certas propostas de saúde podem fazer – disse Geoconda Argüello-Kline, secretária-tesoureira da entidade, em um comunicado, sem especificar os ataques.

A campanha de Sanders respondeu com um comunicado em que defende seu plano por ser uma garantia de atendimento abrangente.

– O programa foi concebido tendo a classe trabalhadora, e particularmente membros de sindicatos, em mente – disse Sarah Michelsen, diretora estadual da campanha Bernie 2020 Nevada, em um comunicado.

Centrais sindicais dos Estados Unidos passaram anos negociando planos de saúde de qualidade e apoiados por sindicatos que temem perder se um sistema de saúde governamental único financiado por impostos for adotado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *