Black Friday inspira promoções em todo o mundo

Arquivado em: Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 22 de novembro de 2018 as 23:10, por: CdB

No México, a Black Friday foi a inspiração para os empresários criarem um fim de semana anual de descontos, o El Buen Fin, que significa “o bom fim de semana” em espanhol.

João Henrique

Não é novidade que as promoções são formas de atrair o consumidor para as lojas, seja para acabar com um estoque ou para melhorar um faturamento mensal. Elas não têm data certa para acontecer, dependem de cada empresário. Mas, algumas já se tornaram tradicionais, como a Black Friday. E isso não acontece só no Brasil, muitos países utilizam das promoções para agitar as lojas.

A promoção mais tradicional do mundo é a Black Friday. Com origem nos Estados Unidos, ela foi criada como uma estratégia para aquecer as vendas de fim de ano, como um pontapé inicial para a largada das compras de Natal. Devido ao sucesso da data, os americanos criaram outra, a Cyber Monday – a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. O termo, utilizado pela primeira vez em 2005 bateu um recorde no ano passado, como maior dia de vendas online na história dos EUA.

Inspirados na promoção americana, a China criou o “Dia dos Solteiros”, em 2017. Os e-consumidores gastaram mais de 7US$25bi (168.2bn yuan). O evento, criado em 2009 pelo site Alibaba é agora quatro vezes maior que a Black Friday e a Cyber Monday, sendo considerado o número um em vendas online no mundo.

No México, a Black Friday foi a inspiração para os empresários criarem um fim de semana anual de descontos, o El Buen Fin, que significa “o bom fim de semana” em espanhol. O evento existe desde 2011 e acontece em novembro, no fim de semana que antecede o feriado da Revolução Mexicana. No ano passado, as vendas online cresceram mais de 70% durante os dias de oferta, em comparação com o mesmo período em 2015, quando as vendas totais atingiram 80 milhões de pesos (R$13,7 mi aproximadamente).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *