Bombeiros ensinam segurança no trânsito do Rio

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Abril de 2004 às 06:43, por: CdB

Na próxima quarta-feira, véspera do feriado prolongado da Semana Santa, o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as Secretarias de Defesa Civil, Educação e Saúde realizará um grande evento sobre segurança no trânsito, em homenagem ao Dia da Mundial da Saúde, a partir das 8h, no Largo da Carioca e na estação do metrô da Carioca, Centro do Rio.

Além da prevenção de acidentes de trânsito, outros assuntos como doação de sangue, cuidados com a saúde, violência contra crianças e mulheres, aleitamento materno e prevenção da Aids também serão levados à população. Estão programadas atividades educativas como exposição de trabalhos escolares de alunos de escolas públicas estaduais e vídeos sobre segurança no trânsito.

Também está prevista a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros ao meio-dia e de duas peças da Companhia de Teatro Infanto-Juvenil do Ciep Pólo 433, uma às 11h, no interior da estação do metrô, e outra às 14h, no Largo da Carioca, falando sobre segurança no trânsito.

O objetivo do evento é conscientizar a população sobre os impactos na saúde e os custos provocados pelos acidentes de trânsito, além da importância da adoção de hábitos saudáveis no dia-a-dia. A população que passar pelo local poderá participar de todas as atividades gratuitamente.

Serão montadas dez tendas junto à saída da estação Carioca do metrô, além de um estande e sessenta painéis educativos no interior da estação. Dentistas do Corpo de Bombeiros que atuam no Programa Saúde na Escola darão orientações sobre higiene oral e farão aplicações de flúor. Médicos e enfermeiros, também do programa, realizarão avaliações de pressão arterial, altura, peso e índice de massa corporal. Também serão feitos exames da taxa de colesterol e glicose com entrega imediata dos resultados pelo Laboratório Central Noel Nutels.

Dois mil preservativos, doados pela Secretaria de Saúde, serão distribuídos aos que assistirem às orientações sobre prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
O projeto A Cor da Vida, uma parceria entre o Hemorio e o PSE, orientará o público sobre a importância da doação de sangue. Duas viaturas utilizadas pelo Grupamento de Socorro e Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros ficarão em exposição durante o evento.

A escolha do tema Segurança no Trânsito para o Dia Mundial da Saúde deste ano não foi por acaso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, um 1,2 milhão pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, embora medidas como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e o controle eletrônico da velocidade nas vias urbanas tenham ajudado na diminuição do número de mortes e na melhoria dos indicadores de segurança no trânsito, pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), indicou que cerca de 100 pessoas morrem e outras mil ficam feridas todos os dias vítimas de acidentes de trânsito gerando um gasto anual de R$ 10 bilhões ao país.

Outra triste estatística é a do número de crianças e jovens vítimas do trânsito brasileiro. Ainda segundo o Denatran, em 2002, 1.115 crianças entre zero e 12 anos, morreram neste tipo de acidente e outras 19.577 ficaram feridas.

Mas são os adolescentes e jovens as maiores vítimas. No mesmo ano, 5.897 adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos morreram e outros 129.989 ficaram feridos vítimas do violento trânsito nacional.

O Dia Mundial da Saúde é um evento anual de mobilização para comemorar a implementação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo um dos instrumentos principais da OMS para envolver o público em geral em discussões e debates a respeito de importantes questões de saúde.

O Programa Saúde na Escola atua em 278 Cieps e Ciacs de todo o estado, levando assistência médica, odontológica, nutricional, psicológica, social, fonoaudiológica e de enfermagem a cerca de 250 mil alunos, além de professores e de pessoas das comunidades próximas às

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo