Brasil conquista cinco medalhas no panamericano de levantamento de peso

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Setembro de 2016 às 12:20, por: CdB

Equipe brasileira foi representada por três atletas. No total, a competição reuniu 91 pesistas. Na classificação geral, o Brasil ficou em 7º lugar no masculino e 9º lugar no feminino

Por Redação, com ACS - da Cidade da Guatemala

A seleção brasileira de levantamento de peso conquistou uma medalha de prata e quatro de bronze no Campeonato Pan-americano Sub 17. A disputa ocorreu no Coliseo Deportivo Ciudad de los Deportes, na cidade da Guatemala, capital guatemalteca.

medalhas.jpg
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso

A equipe brasileira contava com três atletas. No total, a competição reuniu 91 pesistas (48 na categoria  masculina, representando nove países; e 43 no feminino, representando 10 países).

Na categoria 63kg, a carioca Laura Nascimento Amaro, 15 anos, ficou com a medalha de prata no arranco, levantando 78 kg, e com o bronze no arremesso, com 94 kg, e, no total, 172 kg.

Já na categoria 69kg, o mineiro de Viçosa e veterano da seleção Renan Sena Fernandes, 17 anos, garantiu o 3º lugar no arranco (119 kg), no arremesso (145 kg) e no total (264 kg), faturando três medalhas de bronze.

Estreando em eventos internacionais, o paraibano de João Pessoa Yago Gabriel Alves, 15 anos, categoria 62 kg, ficou em 7º lugar no total (170 kg), mesma posição no arranco (75 kg) e no arremesso (95 kg). Na classificação geral, o Brasil ficou em 7º lugar no masculino e 9º lugar no feminino.

Como são as competições

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento.

Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas.

Dirigente irlandês

O representante do Comitê Olímpico da Irlanda (OCI) John Delaney disse na semana passada que a Polícia Civil do Rio de Janeiro não entrou em contato com ele, apesar de a polícia ter pedido no mês passado a apreensão do passaporte do dirigente.

Em comunicado divulgado pela Associação de Futebol da Irlanda, organização em que trabalha como chefe-executivo, Delaney também disse que o pedido foi anulado.

O então presidente do OCI Patrick Hickey, de 71 anos, foi preso durante os Jogos Rio 2016 acusado de participação em esquema de venda ilegal de ingressos para os Jogos.

Um tribunal do Rio de Janeiro aceitou acusações de procuradores anteriormente neste mês contra Hickey e outros 10 envolvidos. Todos negaram qualquer ato irregular.

Delaney disse que não teve "absolutamente nenhum papel ou envolvimento na conduta do OCI de esquemas de ingressos" para a Olimpíada.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo