Bush diz que está disposto a enviar tropas para a Libéria

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 15:00, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, indicou nesta segunda-feira que está disposto a enviar tropas para a Libéria, para uma atuação "limitada" de estabilização, mas impôs como condição prévia a saída do presidente Charles Taylor.

- Ajudar a Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) a obter um cessar-fogo na nação africana pode requerer tropas. Ainda não sabemos quantas - afirmou Bush durante uma reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

- Qualquer compromisso que assumirmos terá um tamanho limitado e uma permanência limitada. Nosso trabalho é ajudar a facilitar a presença da CEDEAO, que depois se tornará uma missão de manutenção de paz da ONU - acrescentou Bush.

Bush disse que os especialistas militares americanos na região ainda estão decidindo o que é necessário para cumprir a promessa que fez de ajudar a manter o cessar-fogo. Ele destacou que a saída de Taylor é uma condição prévia à ajuda dos Estados Unidos.

Annan, que se reuniu com Bush na Casa Branca, apresentou o seguinte plano: a CEDEAO envia forças à Libéria; Taylor abandona o país; as tropas americanas apóiam as forças da CEDEAO; os Estados Unidos abandonam o país e a operação se transforma numa missão de paz da ONU.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo