Câmara cria mais 25 comissões permanentes com apoio de todos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 22 de Março de 2017 às 12:07, por: CdB

O PMDB, que detém a maior bancada da Câmara, comandará a Comissão de Constituição e Justiça

 

Por Redação - de Brasília

 

Cinquenta dias depois do início do ano legislativo, os líderes da Câmara dos Deputados entraram em acordo. Apesar do regime de exceção, em curso no país, os parlamentares definiram, nesta quarta-feira, quais partidos que comandarão os trabalhos das 25 comissões permanente. As comissões são responsáveis pela análise, discussão e votação de projetos antes de serem apreciados pelo plenário.

camara.jpg
O Plenário da Câmara votou, nesta terça-feira, a nova regulamentação quanto à terceirização das contratações. Após aprovado nas comissões, o que rasga a CLT

O PMDB, que detém a maior bancada da Câmara, comandará a Comissão de Constituição e Justiça; a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento e a Comissão de Viação e Transportes.

O PT, com a segunda maior bancada, presidirá a Comissão de Desenvolvimento Urbano, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O PSDB também comandará três comissões: Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Educação, além da de Defesa dos Direitos da Mulher. Outros 11 partidos ocuparão 16 comissões, conforme tabela abaixo, de acordo com a ordem de escolha definida pela proporcionalidade das bancadas na Câmara.

Nomes nas comissões

— Finalmente, a alma da Câmara dos Deputados, que estava sem funcionamento, levando uma série de prejuízos, a estagnação na discussão dos projetos. E, acima de tudo, a integração com a sociedade que visita as comissões. A Casa vem defender seus interesses nas diversas áreas que perfazem o Congresso Nacional. Então, hoje demos um passo para o funcionamento real da Casa — avaliou a deputada Alice Portugal (BA), líder do PCdoB. Seu partido ficou com o comando da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Ainda nesta tarde, os partidos devem indicar os membros que vão compor cada comissão. E, em comum acordo entre eles, podem até mudar as comissões. A eleição dos presidentes e a instalação das comissões estão marcadas para ocorrer nesta quinta-feira.

A partir de agora, o próximo ponto de negociação dos líderes dos partidos deve ser a definição da composição do Conselho de Ética da Câmara, prevista para ocorrer até o final deste mês.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo