Campanha de limpeza vai chegar à Praia da Macumba

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 as 11:54, por: CdB

A campanha tem como objetivo é a mobilização e conscientização ambiental da sociedade para limpar e preservar as praias da cidade.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

Quem for à praia da Macumba neste domingo terá uma aula de consciência ambiental cheia de novidades. Na programação da campanha Praia Urgente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a ONG Route Brasil, os integrantes do projeto Stand Upet ensinarão aos voluntários como fazer uma prancha de Stand Up Paddle com materiais reutilizáveis, como garrafas pet, discos de vinil e pá de ventilador, que servem como quilha. Essas pranchas podem ser comercializadas e servir de renda para comunidades de baixa renda.

O segundo mutirão Praia Urgente foi realizado em São Conrado
O segundo mutirão Praia Urgente foi realizado em São Conrado

Além disso, a programação oferecerá gratuitamente aulas de ioga, de segurança no mar ministrada por salva-vidas, escolinha de surfe e ainda aulas sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Tudo embalado por sons de DJs.

A campanha tem como objetivo é a mobilização e conscientização ambiental da sociedade para limpar e preservar as praias da cidade. O principal parceiro nesta empreitada é a ONG Route Brasil, com três sedes globais (Lisboa, Copenhagen e San Diego) e responsável pela maior mobilização já feita na cidade para limpeza das praias, que foi o abraço de 20 mil pessoas da Barra da Tijuca à Praia da Reserva, em 2019.

A Praia Urgente prevê ações a cada fim de semana em uma praia distinta até o fim da temporada de verão. Para envolver as comunidades, são oferecidas atividades de conscientização e entretenimento ambiental. A campanha começou no dia 2 de fevereiro promovendo a travessia ecológica de 50 voluntários da Praia de Ipanema ao arquipélago das Ilhas Cagarras em stad up paddle, caiaques e canoas  havaianas.

– Não temos a pretensão de limpar a praia inteira, de chegar e resolver o problema. É uma ação educativa, de conscientização, de mobilização, para dar o exemplo. Conscientizar sobre o uso responsável da praia, principalmente no verão, é importante porque a gente vê pessoas que deixam lixo nas praias – destaca o secretário Bernardo Egas.

No segundo mutirão de limpeza da campanha Praia Urgente, realizado no sábado passado em São Conrado, os voluntários da comunidade da Rocinha recolheram mais de 5 mil itens de resíduos entre bitucas de cigarros, copos descartáveis, garrafas pet, talheres de plástico e cotonetes, entre outros.

A ação na praia de São Conrado contou com a participação de vários outros movimentos locais como o Salvemos São Conrado, Responsa e  Mister, o professor de surf para crianças.

– A praia de São Conrado é um dos pontos críticos de poluição com lixo na orla do Rio. Mas toda mobilização que fazemos aqui para limpeza da praia é sempre um grande sucesso pela interação da comunidade da Rocinha, muito atuante na preservação do meio ambiente – ressaltou resume Renzo Simoni, Coordenador Geral da Route Brasil.

Confira o calendário das próximas ações da campanha Praia Urgente

Dia 16/2: Praia da Macumba

Dia 23/2: Prainha

Dia 1/3: Praia da Barra (posto 1)

Dia 8/3: Praia de Copacabana

Dia 15/3: Praia de São Conrado

Dia 22/3: Grumari

Dia 29/3: Praia da Reserva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *