Carnaval supera a crise e rede hoteleira tem média de 85% de ocupação

Arquivado em:
Publicado Quinta, 11 de Fevereiro de 2016 às 10:55, por: CdB

 

Outro índice de sucesso está no resultado dos albergues: a prévia indicava uma ocupação de 94,7%, com expectativa de chegar a 97%, de acordo com os dados da ACCARJ

Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro:   Apesar da folia ainda estar longe do fim, já é possível avaliar os efeitos do carnaval na economia da cidade. Ainda faltam uma noite de Sapucaí, duas noites de Terreirão e 44 blocos saem entre esta quinta-feira e o próximo domingo entre eles os gigantes Anitta e Monobloco, mas o impacto da festa já pode ser medido na ocupação hoteleira, que registrou média geral na cidade de 85%, segundo a ABIH/RJ. Em Ipanema, a lotação foi de cerca de 92%; Copacabana registrou em torno de 88% e a Barra da Tijuca, 75%. Em 2015, a média geral da cidade foi de 83,79%.
carnaval-1.jpg
Apesar da folia ainda estar longe do fim, já é possível avaliar os efeitos do carnaval na economia da cidade
Outro índice de sucesso está no resultado dos albergues: a prévia indicava uma ocupação de 94,7%, com expectativa de chegar a 97%, de acordo com os dados da ACCARJ, associação carioca que reúne os estabelecimentos deste gênero. No Píer Mauá, foram 130 mil visitantes que desembarcaram de 13 navios de cruzeiros - sendo que somente no domingo de carnaval, o local recebeu onze navios, registrando um novo recorde de atracações simultâneas. No ano passado, foram 70 mil passageiros. - Nossa operação de carnaval é uma verdadeira olimpíada: são mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco, diversos shows e bailes populares acontecendo em toda a cidade e ainda o palco maior, que é o Sambódromo. Este ano ainda somamos mais um evento e realizamos quatro dias de bailinho infantil na Praça Mauá. Uma verdadeira operação de guerra é coordenada pela Secretaria de Turismo, com apoio de mais de dez órgãos públicos municipais e estaduais. Não temos notícia de uma outra operação em todo o mundo que seja deste tamanho e para um público tão expressivo, com tantos eventos paralelos. Ficamos felizes por ver que o modelo criado por nós está sendo replicado em outras cidades. Ainda há muito o que aperfeiçoar, e, mas me sinto realizado e de alma lavada por entregarmos um carnaval superior ao que recebemos. A cidade recebe mais visitantes e oferece um produto cultural e turístico mais completo com a consolidação do carnaval de rua e com a conclusão do projeto original da Sapucaí, feito por Niemeyer, com as arquibancadas espelhadas. A cereja do bolo veio com a vitória da Mangueira, que é mais um resgate do melhor da tradição do carnaval, conclui Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio. Confira abaixo todos os números do carnaval: Número de turistas Turistas: 1.026 milhão de turistas Renda: cerca de R$ 3 bilhões Hotelaria A média geral da cidade ficou em torno de 85%, de acordo com levantamento realizado pela ABIH/RJ. O maior índice foi registrado nos bairros de Ipanema (92%) e Copacabana (88%), A Barra da Tijuca registrou 75% de ocupação. Em 2015, a média geral da cidade foi de 83,79%. Albergues Ocupação prévia de 94,7%, devendo chegar a 97%. É o segundo ano em que a ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro) realiza este levantamento. A cidade conta atualmente com 217 estabelecimentos com este perfil. Navios Foram treze navios na cidade durante o carnaval, sendo que no domingo, onze estavam atracados simultaneamente, um recorde no Píer Mauá. Desembarcaram 130 mil passageiros, enquanto ano passado este número foi de 70 mil. Números gerais do carnaval Blocos de ruas Bola Preta - 1 milhão Bloco da Preta - 300 mil Bloco da Favorita + Empolga às 9 - 200 mil Sargento Pimenta - 180 mil Simpatia é quase amor - 180 mil Bangalafumenga - 100 mil Tendência: crescimento de blocos pequenos e médios, estabilização dos blocos grandes, melhor distribuição de público entre os bairros da cidade.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo