Centro Nacional de Folclore apresenta exposição com máscaras de carnaval

Arquivado em: Cultura, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 as 14:32, por: CdB

Esta é a primeira vez que uma exposição abre alas para as seculares máscaras de Papangu de Bezerros. Entre os destaques estão peças de Cláudio Rocha.

Por Redação – do Rio de Janeiro

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), abre ao público nesta quinta-feira as exposições Terra do Papangu: as máscaras de Carnaval de Bezerros (PE) e Xilogravura que inauguram em grande estilo a programação de 2020 do Museu de Folclore Edison Carneiro.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, abre ao público as exposições Terra do Papangu: as máscaras de Carnaval de Bezerros (PE) e Xilogravura
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, abre ao público as exposições Terra do Papangu: as máscaras de Carnaval de Bezerros (PE) e Xilogravura

A entrada é grátis. Os foliões do Rio que quiserem incrementar as fantasias podem ficar à vontade: as máscaras estarão à venda, com preços a partir de R$ 40.

Esta é a primeira vez que uma exposição abre alas para as seculares máscaras de Papangu de Bezerros. Entre os destaques estão peças de Cláudio Rocha, diferenciadas por serem inspiradas na indumentária dos cangaceiros.

Pernambuco

Situada no agreste de Pernambuco, a cidade de Bezerros é conhecida como a ‘Terra dos Papangus’. Vale lembrar que o Carnaval de Bezerros é o terceiro em popularidade em Pernambuco, depois de Recife e Olinda. Durante a festa, o domingo de Carnaval é dedicado a um disputado e tradicional Concurso de Papangu. Parte do programa Sala do Artista Popular (SAP), a exposição Terra do Papangu: as máscaras de Carnaval de Bezerros (PE)é estrelada por máscaras, bem como registros do trabalho dos artesãos, pesquisado recentemente pelo antropólogo Túlio Lourenço, do CNCFP/Iphan.

Já a Galeria Mestre Vitalino (fechada desde 2013 para reforma) traz a mostra,Xilogravura, que apresenta obras do acervo de 17 mil itens do Museu de Folclore Edison Carneiro.

Exposição com máscaras de carnaval
Exposição com máscaras de carnaval

Há 21 anos sem serem expostas, as obras são assinadas por artistas como Mestre Noza, Stênio Diniz, J. Borges e Ciro Fernandes, para citar alguns. “Privilegiamos neste momento selecionar obras de artistas do Cariri Cearense, ou seja, Juazeiro e Crato, bem como criações de grandes nomes das cidades de Condado, Caruaru e Bezerros, em Pernambuco. Desta maneira, também se dá um diálogo com a exposição de máscaras”, destaca Beth Costa, Chefe do Setor de Pesquisa do CNFCP/Iphan.

Serviço:

Museu de Folclore Edison Carneiro – Rua do Catete, 179. Telefone: 3826-4322

Exposição Xilogravura

Inauguração: 13 de fevereiro, às 17h

Período:13 de fevereiro a junho

Dias e horários:

Terça a sexta-feira, das 11h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Local: Galeria Mestre Vitalino/ CNFCP

Exposição Terra do papangu: máscaras do Carnaval de Bezerros (PE)

Inauguração: 13 de fevereiro, às 17h

Período:13 de fevereiro a  15 de março

Dias e horários:

Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Local: Sala do Artista Popular / CNFCP / Iphan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *