Cerca de 500 mil pessoas foram vacinadas contra febre amarela no Rio

Arquivado em:
Publicado Segunda, 29 de Janeiro de 2018 às 13:07, por: CdB

A expectativa é vacinar aproximadamente 5,4 milhões de pessoas. Até agora, já foram vacinadas cerca de 8,6 milhões de habitantes em todo o território Fluminense

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Cerca de 500 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação para reforçar o combate à febre amarela, no último sábado. O Dia D é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e contou com o apoio das 92 prefeituras, além de diversas pastas do Governo do Estado e de instituições, que se uniram com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção.

rio-7.jpg
O Dia D é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e contou com o apoio das 92 prefeituras

- Mesmo com a chuva, tivemos grande adesão dos Fluminenses e é muito bom ver que as pessoas estão entendendo a importância de se vacinar. Mas a luta não acaba por aqui. Nós vamos continuar com a campanha estadual. O número de pessoas que reunimos hoje mostra que estamos no caminho certo.

O Rio foi o Estado campeão em vacinação contra a febre amarela em 2017; tenho certeza de que esse Dia D é um grande passo para a gente vacinar toda a população o mais rápido possível; destacou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.

A expectativa é vacinar aproximadamente 5,4 milhões de pessoas. Até agora, já foram vacinadas cerca de 8,6 milhões de habitantes em todo o território Fluminense. A ação deste sábado impulsionou os números do Estado do Rio e facilitou o acesso à vacina para muitos moradores.

- Eu vim ao comércio de Nova Iguaçu e aproveitei para ser vacinado. O profissional me avaliou e liberou. Foi bem rapidinho - disse Orlando Alves, de 69 anos, morador de Mesquita.

UPAs

Além dos postos de saúde municipais que estiveram em atividade especialmente para a campanha, a população pôde se vacinar em todas as 29 UPAs do estado e hospitais e institutos da rede estadual, em tendas montadas pela secretaria na capital e na Região Metropolitana, em unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro também foram pontos de vacinação.

- Colocamos nossos quartéis à disposição da Secretaria de Saúde, destacando os mais estratégicos para auxiliar neste momento – disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

Os bombeiros

Os bombeiros também estão atuando na busca ativa de pessoas em propriedades com área de mata, nas regiões rurais dos municípios.

O Dia D contou com o apoio das secretarias de Defesa Civil; Educação; Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social; Segurança; Ambiente; Fazenda e Planejamento; Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; e Turismo, além da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e do RioPrevidência.

- Reforço que temos doses suficientes para garantir a vacinação de toda a população do Estado do Rio de Janeiro, que faz parte do público-alvo, mas é importante que as pessoas também façam a sua parte e procurem uma unidade de saúde para se imunizar – disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.

Estratégia

Em janeiro de 2017, a Secretaria de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

Casos

Em 2018, o estado do Rio registrou 26 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo oito óbitos.

Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo