Chamas dominam vasto território na Califórnia e fogem de controle

Arquivado em: América do Norte, Meio Ambiente, Mundo, Natureza, Últimas Notícias
Publicado sábado, 28 de julho de 2018 as 15:31, por: CdB

Mais de 38 mil moradores em Redding e em outras partes do condado de Shasta fugiram de suas casas quando o incêndio começou a ganhar velocidade e intensidade.

 

Por Redação, com Ansa – de San Francisco, CA-EUA

 

Um incêndio gigantesco no norte da Califórnia não foi controlado neste sábado após matar dois bombeiros, destruir centenas de estruturas e expulsar milhares de moradores de suas casas.

Bombeiro norte-americano sente os efeitos do calor e da fumaça em área de incêndio na Califórnia
Bombeiro norte-americano sente os efeitos do calor e da fumaça em área de incêndio na Califórnia

Cerca de 3,4 mil bombeiros em terra, helicópteros e aviões combatem os 19,5 mil hectares de fogo, após atravessar Redding, cidade de 90 mil pessoas.

Vítimas

Mais de 38 mil moradores em Redding e em outras partes do condado de Shasta fugiram de suas casas quando o incêndio começou a ganhar velocidade e intensidade na quinta-feira, destruindo 500 estruturas e deixando Keswick, uma cidade de 450 habitantes, em ruínas.

O incêndio, que foi contido em apenas 3% depois de ter começado, seis dias antes, segue alimentado por altas temperaturas e baixa umidade, o que deve se manter por ao menos mais uma próxima semana, disse o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).

Um operador de escavadeira e um membro do Corpo de Bombeiros de Redding foram mortos no incêndio. Um hospital de Redding disse que atendeu oito pessoas, incluindo três bombeiros.

Devastação

As chamas atravessaram o rio Sacramento e varreram o lado oeste de Redding, cerca de 240 quilômetros ao norte de Sacramento, antes que ventos fortes criassem um tornado de fogo.

A Califórnia teve seu pior começo na temporada de incêndios em uma década, com 289.727 acres queimados até a manhã de sexta-feira, segundo dados do National Interagency Fire Center (NIFC).

Os incêndios florestais atingiram cerca de 1,68 milhão de hectares nos Estados Unidos este ano, bem acima da média para o mesmo período nos últimos 10 anos, mas abaixo de 2,13 milhões de hectares nos primeiros sete meses de 2017, informou o NIFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *