China diz que Coréia do Norte quer retomar diálogo com os EUA

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Julho de 2003 às 18:01, por: CdB

A Coréia do Norte parece querer retomar as negociações com os Estados Unidos e a China sobre seu suposto programa de armamentos nucleares, disse na quarta-feira um alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano, que atribuiu a informação a representante do governo chinês que está visitando Washington nesta semana.

- Ouvimos que eles estão querendo retomar as negociações no modelo (das ocorridades em) Pequim - disse o funcionário norte-americano, referindo-se ao encontro entre delegados dos EUA, China e Coréia do Norte em abril passado.

Segundo ele, os EUA querem incluir o Japão e a Coréia do Sul nos diálogos, mas não descartam um modelo envolvendo três países.

O funcionário do Departamento de Estado disse que os EUA souberam do desejo norte-coreano de manter negociações em uma forma trilateral - após meses exigindo um encontro bilateral com Washington - pela China, que está pressionando os dois lados a retomarem o diálogo.

- Estamos em contato muito próximo com os chineses e, pelo que ouvimos até agora, parece que os norte-coreanos estão querendo retomar as negociações de Pequim - disse, acrescentando que o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Dai Bingguo, participará de negociações em Washington no final desta semana.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo