Chuva provoca alagamentos em vários pontos do Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 22 de março de 2018 as 13:53, por: CdB

O estágio de atenção é um nível intermediário de alerta da prefeitura,  que indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte ou muito forte, nas próximas horas

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro:

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção por volta das 3h15 desta quinta-feira, devido à chuva forte que caiu no município. O estágio de atenção é um nível intermediário de alerta da prefeitura,  que indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte ou muito forte, nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados, e transtornos pontuais que provoquem reflexos na mobilidade.

Chuva forte provoca alagamentos em vários pontos do Rio de Janeiro

Alagamentos e bolsões d’água foram registrados em vários pontos da cidade, assim como quedas de árvores.

Uma das áreas mais afetadas foi a Zona Sul. Nessa região, inclusive, os morros têm probabilidade “média” de escorregamentos; o que indica a possibilidade de deslizamentos de terra ocasionais e localizados. Na Urca, em apenas 15 minutos, foi registrado um volume de chuva de 6,6 milímetros, considerado alto.

A previsão do Alerta Rio, da prefeitura, é de chuva fraca a moderada isolada ao longo desta quinta-feira; devido aos ventos úmidos vindos do oceano.

Região Serrana

A prefeitura de Petrópolis, na região serrana do Rio, registrou duas ocorrências durante a madrugada de quarta-feira devido às chuvas que atingiram o município nas últimas horas. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias os casos foram de uma manilha que estourou na Vila Ana Maria Gall Bull, no Castelânea, e um deslizamento de terra na Rua Itaboraí, onde fica o Palácio Quitandinha, sem atingir o imóvel.

A Defesa Civil

A Defesa Civil registrou ainda alagamento nas Ruas Montecaseiros e 7 de abril. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu aviso sobre o transbordamento do rio Quitandinha, na altura da Coronel Veiga; e a Guarda Civil foi acionada para controlar o trânsito. A pista ficou fechada por 10 minutos por medida de segurança.

A previsão da meteorologia foi de novas pancadas de chuva para esta quarta e para o restante da semana. A secretaria orienta à população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Renato Vaz, “é fundamental que a população que vive em uma área de risco tenha atenção redobrada, já que existe a previsão que a chuva continue ao longo do dia. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”.

Sirenes

Todos os 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da cidade estão funcionando normalmente. Técnicos da Defesa Civil acompanharam os índices de chuva durante toda a madrugada. Os equipamentos não foram acionados já que os índices pluviômetros não atingiram os protocolos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *