Comlurb recolhe 162 toneladas de lixo no primeiro fim de semana de Rock In Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 30 de setembro de 2019 as 13:01, por: CdB

O Programa Lixo Zero, que atuou no entorno do Parque Olímpico, multou apenas  10 pessoas no primeiro fim de semana de festival.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

No primeiro fim de semana de Rock in Rio, o balanço operacional da Comlurb é de 162,2 toneladas de lixo recolhidas, das quais 96,3 de materiais potencialmente recicláveis. Só no domingo, foram removidas 58,4 toneladas de resíduos na área interna da Cidade do Rock e outras 3,7 na parte externa.

Comlurb em ação no primeiro fim de semana do Rock In Rio
Comlurb em ação no primeiro fim de semana do Rock In Rio

Os resíduos potencialmente recicláveis estão sendo destinados a catadores cooperativados credenciados pela Comlurb nas centrais de triagem em Irajá (Zona Norte) e Bangu (Zona Oeste). Durante o evento, uma equipe da coleta seletiva realiza a triagem do material em pontos estratégicos para aumentar o percentual de resíduos recicláveis.

O Programa Lixo Zero, que atuou no entorno do Parque Olímpico, multou apenas  10 pessoas no primeiro fim de semana de festival: uma por urinar em vias públicas e nove pelo descarte irregular de pequenos resíduos.

Balanço da ação da Prefeitura no evento

Fechando também o primeiro fim de semana do evento, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) registraram 41 multas de trânsito, 71 remoções de veículos estacionados irregularmente e 51 autuações aplicadas a vans, com uma remoção e um lacre.

Entre as ocorrências do domingo no entorno do Rock in Rio, destacaram-se a prisão de um ambulante que tentou agredir com uma garrafa guardas do Grupamento de Operações Especiais durante ação de ordenamento. Ele foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Rock in Rio. Já no controle das interdições das vias, agentes da Guarda Municipal apreenderam um falso adesivo de trânsito livre com motorista que tentou passar pelo bloqueio da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente ao Hospital Sarah.

O Procon Carioca fiscalizou 22 estabelecimentos e, destes, 10 receberam visitas de orientação sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor e 12 fiscalização sujeita à notificação, pois já tinham recebido a visita educativa. Os fiscais verificaram se os estabelecimentos tinham Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, certificado de potabilidade da água, vistoriaram as condições de armazenamento, temperatura e datas de fabricação e validade dos alimentos. Também verificaram se os preços estavam expostos de maneira clara.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses realizou no domingo mais 54 inspeções em pontos de serviços do Rock In Rio. Nos três dias da operação, que tem foco na prevenção de riscos à saúde pública, os técnicos realizaram 148 vistorias (73 delas, quase a metade, referentes a alimentos) e coletaram 69 amostras de alimentos e bebidas para análise. Ao todo, foram aplicadas 27 infrações por irregularidades diversas, 24 delas por irregularidades em estabelecimentos de alimentos.

Comlurb 

Foi contratada pelo segundo ano para executar o serviço de limpeza, coleta e dar a destinação final adequada aos resíduos gerados na fase de montagem, durante o evento e desmontagem.

A Companhia disponibilizou 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana para executar os serviços de varrição e limpeza das áreas de circulação do público, VIP, arenas 2,3 e velódromo, palcos e camarins, além de banheiros e postos de saúde.

Os garis estão atuando na parte interna em três turnos, com o apoio de 18 caminhões compactadores, um caminhão gaiola, quatro caminhões pipa, um mini basculante, duas varredeiras, 19 vans e 58 sopradores.

Foram colocados na área interna 2.000 contêineres, sendo 1.000 com adesivos azuis para orgânicos e 1.000 com identificação na cor verde para os resíduos potencialmente recicláveis para o descarte correto de lixo. Na área externa, atuam mais 169 garis também em três turnos, com o apoio de nove veículos, incluindo caminhões compactadores e pipa, além de 30 sopradores. A área externa conta com 160 contêineres.

Fazenda

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização e a Coordenadoria de Controle Urbano estiveram presentes no Rock in Rio. Até agora, mais de 2.100 itens foram apreendidos pelos agentes de controle urbano no entorno do evento. Dentre as apreensões estão, garrafas de vidro, isopores e capas de chuva, entre outros.

Já a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, emitiu, até o momento, 108 guias relativas à publicidade exibida no Rock in Rio e mais 160 alvarás de atividades econômicas. As equipes da Secretaria Municipal de Fazenda continuarão a atuar durante todos os dias do evento.

Vigilância Sanitária

Contabilizou 148 inspeções nos três primeiros dias do Rock In Rio Além das vistorias, equipes reforçam orientações no estande da Rock Street com a ajuda do GM Justo no encalço da bactéria Coli.

Além de vistoriar, a Vigilância atua no evento reforçando as orientações a empresários e integrantes da força de trabalho do RIR, e promove no estande da Ásia Rock Street atendimento ao público, orientações sobre serviços oferecidos pela Prefeitura do Rio e ações educativas.

Seop e GM

Nos três primeiros dias de operação especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o Rock in Rio, foram aplicadas 253 multas de trânsito, 222 remoções de veículos por estacionamento irregular, 181 autuações referentes ao transporte complementar- com 16 remoções de vans (nove piratas), e 65 multas por evasão de tarifa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *