Conselho do Iraque reúne-se com rebeldes em Falluja

Arquivado em:
Publicado Sábado, 10 de Abril de 2004 às 07:27, por: CdB

Uma delegação do conselho de governo do Iraque foi até a tumultuada cidade de Falluja no sábado para tentar fechar um acordo de paz com os rebeldes, após vários dias de combates que deixaram centenas de mortos na cidade.

``A delegação, formada por dois membros do conselho e também por clérigos e outros notáveis de Bagdá, está reunida em Falluja'' disse à Reuters Mahmoud Othman, outro integrante do conselho de governo.

``Está reunida com lideranças religiosas e líderes das forças contrárias à coalizão em Falluja'', afirmou Othman, acrescentando que é provável que a delegação permaneça na cidade ``até que seja fechado um acordo''.

A delegação é composta por Hakim Al Hosni, vice-líder do Partido Islâmico Iraquiano, e Ghazi Al Yawar, membro sunita do conselho, composto por 25 pessoas. Othman não disse quem eram os clérigos e notáveis de Bagdá.

Mais cedo, Al Hosni convocou as forças que combatem em Falluja a respeitar a oferta de trégua feita pelas forças americanas na manhã do sábado.

``O Partido Islâmico Iraquiano exorta nossos irmãos em Falluja a cessar os ataques de seu lado, porque os americanos estão dizendo que estão respeitando o cessar-fogo, mas estão enfrentando ataques que são obrigados a responder'', disse Hosni à televisão Al Jazeera.

``Queremos que vocês nos ajudem a interromper o derramamento de sangue e nos dêem uma chance para cuidar dos feridos, enterrar os mortos e entregar alimentos à cidade.''

Othman declarou que a delegação pretende pedir às lideranças em Falluja que entreguem os responsáveis pelo ataque lançado há dez dias contra um comboio americano comercial, quando os corpos das vítimas foram queimadas e arrastadas pelas ruas da cidade.

Ele disse também que as forças da coalizão liderada pelos EUA acreditam que combatentes estrangeiros, incluindo sauditas e sírios, vêm sendo enviados às escondidas a Falluja para combater ao lado dos insurgentes --contribuindo para formar a resistência acirrada que as forças americanas vêm enfrentando.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo