Corbyn diz que renunciará após pior resultado de trabalhistas em eleições

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 13 de dezembro de 2019 as 10:11, por: CdB

O líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, disse nesta sexta-feira que vai renunciar ao cargo diante do pior resultado eleitoral do partido em 84 anos.

Por Redação, com Reuters – de Londres

O líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, disse nesta sexta-feira que vai renunciar ao cargo diante do pior resultado eleitoral do partido em 84 anos, mas não estabeleceu uma data para a saída e acrescentou que permanecerá no comando durante um período de reflexão.

Líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, aguarda resultados das eleições gerais do Reino Unido
Líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, aguarda resultados das eleições gerais do Reino Unido

Com os resultados apurados de todos menos um dos 650 assentos parlamentares em disputa na votação, o Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, conquistou 364 assentos, seu melhor resultado desde o triunfo de Margaret Thatcher em 1987.

Partido Trabalhista

Principal legenda de oposição, o Partido Trabalhista, que é liderado pelo socialista Corbyn desde 2015, ficou com apenas 203 cadeiras, o pior resultado da legenda desde 1935.

Críticos disseram que a perda de apoio aos trabalhistas em tradicionais bastiões do partido foi resultado de um equívoco de Corbyn sobre o Brexit, e disseram que muitos eleitores citaram antipatia pessoal pelo líder em diversos pontos do país.

– Não liderarei o partido em nenhuma futura campanha eleitoral – disse Corbyn em seu distrito eleitoral no norte de Londres, onde ele manteve confortavelmente seu lugar no Parlamento.

O político, de 70 anos, descreveu os resultados das eleições como “muito decepcionantes”.

– Vou discutir com nosso partido e garantir que agora haja um processo de reflexão sobre esse resultado e as políticas que o partido adotará no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *