Coreia do Norte alerta aos EUA que negociações de desnuclearização correm risco

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 28 de agosto de 2018 as 11:03, por: CdB

A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmando que o governo do líder norte-coreano, Kim Jong Un, sente que o processo não avançou

Por Redação, com Reuters – de Seul/Washington

Autoridades norte-coreanas enviaram uma carta aos Estados Unidos advertindo que as negociações de desnuclearização estão “novamente em risco e podem desabar”, relatou a CNN nesta terça-feira, citando três pessoas com conhecimento do assunto.

Presidente dos EUA, Donald Trump, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante cúpula em Cingapura

A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmando que o governo do líder norte-coreano, Kim Jong Un, sente que o processo não avançou.

– Os Estados Unidos ainda não estão prontos para cumprir as expectativas (da Coreia do Norte) em termos de tomar um passo para assinar um tratado de paz – relatou a CNN, citando fontes.

A Guerra da Coreia, de 1950 a 1953, terminou em um armistício em vez de um tratado de paz, fazendo com que forças da ONU, lideradas pelos Estados Unidos, ainda estejam tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.

Pyongyang tem deixado claro que vê o fim oficial do estado de guerra como elemento crucial para reduzir as tensões na península coreana.

Entretanto, os Estados Unidos têm se mostrado relutantes em declarar o fim da Guerra da Coreia até que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares.

Segundo a CNN, a carta também afirma que se um meio-termo não puder ser alcançado e as conversas fracassarem, a Coreia do Norte pode retomar “atividades nucleares e de mísseis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *