Coreias concordam em realizar conversas sobre Jogos de Inverno

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Esportes Olímpicos, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 as 10:37, por: CdB

A Coreia do Norte pediu para o encontro ser realizado na Casa da Paz, no lado sul-coreano do vilarejo de trégua de Panmunjom, na zona desmilitarizada

Por Redação, com Reuters – de Seul:

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul concordaram em realizar na quarta-feira conversas operacionais sobre o envio de atletas norte-coreanos para a Olimpíada de Inverno do próximo mês na cidade sul-coreana de Pyeongchang, informou o Ministério da Unificação de Seul, conforme diminuem os meses de tensões sobre programas bélicos norte-coreanos.

Bandeiras da Coreia do Sul e Coreia do Norte são vistas durante evento esportivo em Incheon

A Coreia do Norte pediu para o encontro ser realizado na Casa da Paz; no lado sul-coreano do vilarejo de trégua de Panmunjom, na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias, informou o ministério em comunicado.

Autoridades das duas Coreias, tecnicamente ainda em guerra após o conflito de 1950 a 1953 terminar em uma trégua; e não um tratado de paz, se encontraram nesta segunda-feira para discutir sobre a Coreia do Norte enviar um grupo de performance artística para a Olimpíada de Inverno de Pyeongchang.

A Coreia do Norte está desenvolvendo programas nuclear e de mísseis em desafio a sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas; e regularmente ameaça destruir os Estados Unidos e seus dois principais aliados asiáticos, a Coreia do Sul e o Japão.

EUA

Em trocas de farpas recentes, o presidente dos EUA, Donald Trump; classificou o líder norte-coreano, Kim Jong-un, como um “maníaco” e se referiu a ele como “homenzinho do foguete”. Kim respondeu ao chamar o presidente norte-americano de “tonto dos EUA mentalmente perturbado”.

Mas temores de guerra diminuíram após a primeira rodada de conversas intercoreanas em mais de dois anos, realizadas na semana passada e elogiadas por Trump.

A Coreia do Norte planeja enviar uma grande delegação à Olimpíada de Inverno; além dos atletas e grupos performáticos. A Coreia do Sul também busca formar uma equipe feminina de hóquei no gelo unida com a Coreia do Norte; de acordo com relatos da mídia.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul também irão realizar conversas sediadas pelo Comitê Olímpico Internacional; separadas de suas conversas intercoreanas, no sábado.

Presença de última hora

O anúncio de última hora da Coreia do Norte de que irá enviar uma grande delegação para a Olimpíada de Inverno na Coreia do Sul, no próximo mês, aliviou preocupações sobre qualquer ameaça de Pyongyang durante os Jogos, mas cria dores de cabeça para organizadores por conta de acomodações e segurança.

A Coreia do Norte anunciou sua participação na semana passada, após as primeiras conversas intercoreanas em dois anos; aliviando tensões por ora de que Pyongyang poderia testar outro míssil de longo alcance durante a Olimpíada.

A Coreia do Norte anunciou sua participação na terça-feira, após as primeiras conversas intercoreanas em dois anos; aliviando tensões por ora de que Pyongyang poderia testar outro míssil de longo alcance durante a Olimpíada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *