Corrida para suceder Theresa May tem como foco batalha do Brexit sem acordo

Arquivado em:
Publicado Domingo, 26 de Maio de 2019 às 08:46, por: CdB

Na sexta-feira, May anunciou sua renúncia, após o fracasso em entregar o Brexit, abrindo caminho para um novo líder.

Por Redação, com Reuters - de Londres

A perspectiva de um Brexit sem acordo estava rapidamente se tornando a batalha central da disputa pela sucessão da primeira-ministra Theresa May neste domingo, enquanto o ministro do Meio Ambiente Michael Gove se tornou o mais recente candidato a se declarar.
brexitacordo.jpg
Theresa May
Na sexta-feira, May anunciou sua renúncia, após o fracasso em entregar o Brexit, abrindo caminho para um novo líder que poderia buscar uma separação mais brusca da União Europeia, levar a um confronto com o bloco, ou a uma possível eleição parlamentar. Ao apresentarem sua proposta ao Partido Conservador, grupo em grande parte pró-Brexit que decidirá o resultado da disputa, quatro dos aspirantes à liderança disseram que a Grã-Bretanha deve deixar a União Europeia em 31 de outubro, mesmo que isso signifique um Brexit sem acordo. – Eu lutarei por um acordo mais justo em Bruxelas ... se não, deixarei claro que vamos sair nos termos da OMC em outubro – disse à BBC o ex-ministro do Brexit Dominic Raab, considerado o segundo favorito. – Se você não está disposto a se afastar de uma negociação, ela não focaliza a mente do outro lado... não pedirei uma extensão.

As candidatas

As candidatas Esther McVey e Andrea Leadsom fizeram comentários semelhantes neste domingo, enquanto o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, o favorito para substituir May, disse na sexta-feira: “Vamos deixar a UE em 31 de outubro, com ou sem acordo”. Gove, um dos principais defensores do Brexit durante a campanha do referendo de 2016 e candidato pela liderança dentro do partido vencido por May, disse aos repórteres neste domingo que planejava concorrer novamente. – Estou pronto para unir o Partido Conservador e Unionista, pronto para entregar o Brexit e pronto para liderar este grande país – disse ele, sem dar detalhes sobre seus planos para o Brexit.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo