Deslizamento provoca interdição de 30 imóveis em São Paulo

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, São Paulo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 as 11:44, por: CdB

Após as fortes chuvas ocorridas, a abertura de uma cratera colocou em risco um condomínio com 24 casas, uma fábrica, um estacionamento e outras quatro residências.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

Um deslizamento causou a interdição de 30 imóveis na Vila Carmosina, Zona Leste paulistana. Após as fortes chuvas ocorridas na noite de quinta-feira, a abertura de uma cratera colocou em risco um condomínio com 24 casas, uma fábrica, um estacionamento e outras quatro residências. Dois carros foram arrastados para dentro do buraco.

Deslizamento provoca interdição de 30 imóveis na Zona Leste de SP
Deslizamento provoca interdição de 30 imóveis na Zona Leste de SP

Fortes chuvas

Segundo a Prefeitura Regional de Itaquera, uma equipe de engenheiros esteve no local para avaliar as condições dos imóveis e tirou dúvidas dos moradores. Todas as famílias precisaram deixar o local.

Ainda de acordo com a prefeitura, o mesmo condomínio já havia sido interditado em 2014, devido ao risco de desabamento.

Agora, as pessoas só poderão retornar após serem feitas as obras no local que, segundo a administração municipal, são de responsabilidade dos proprietários.

Alagamento

As fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo desde o meio da tarde de quarta-feira causaram alagamentos em ruas e avenidas da cidade, o desabamento de casas e o transbordamento de rios. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 18h52, a corporação recebeu 89 chamados para enchentes e alagamentos, 21 para desmoronamentos e desabamentos e 55 para quedas de árvores. Até o momento, não há confirmação sobre vítimas.

Em Mauá (SP), cidade da Grande São Paulo, uma casa desabou na Rua Pau Brasil. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com três viaturas. Não houve vítimas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, toda a capital paulista permanecia, às 19h00, em estado de atenção para alagamentos. A área mais afetada até o momento é a Zona Leste, onde há alagamentos intransitáveis na Avenida Jacu Pêssego, e na Rua Tomazzo Ferrara. O Córrego Lajeado, no Itaim Paulista, na zona leste, transbordou das 17h36 às 18h20.

Há ruas alagadas também na Zona Oeste: a Rua Francisco Morato, no Butantã, e a Rua Doutora Ruth Cardoso, em Pinheiros. Imagens de radar do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) mostram que ainda chove forte nas zonas sul e leste. As próximas horas deverão continuar com precipitações generalizadas, mas em menor intensidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *