Dois iraquianos morrem em confronto em Bagdá

Arquivado em:
Publicado Domingo, 04 de Abril de 2004 às 11:38, por: CdB

Pelo menos dois iraquianos morreram e outros sete ficaram feridos em confrontos com as tropas dos Estados Unidos no bairro de Medinat al Sadr, em Bagdá, habitado majoritariamente por xiitas.

Segundo várias testemunhas, os enfrentamentos começaram quando as forças americanas cercaram o bairro, aparentemente para ocupar o escritório central em Bagdá do líder radical xiita Muqtada al Sadr.

Redes de televisão árabes mostraram imagens de vários iraquianos armados nas ruas de Medinat al Sadr, assim como de helicópteros militares americanos sobrevoando o bairro.

O representante de Muqtada al Sadr em Bagdá, Abdel Hadi al Darayi, condenou energicamente "a agressão dos ocupantes contra os civis iraquianos" e criticou duramente o Conselho de Governo (CG) interino.

"Eles (os membros do CG) não representam os iraquianos, mas as forças de ocupação, pois condenam as ações contra estas e não condenam o assassinato de civis pelos ocupantes. O povo iraquiano está sendo oprimido pela ocupação", disse Al Darayi em declarações transmitidas pela rede de televisão catariana Al Jazira.

Os confrontos no bairro Medinat al Sadr coincidiram com violentos protestos protagonizados pelos seguidores de Muqtada al Sadr em Bagdá, Nassiriya e Najaf, onde mais de 20 pessoas teriam morrido, entre elas quatro soldados salvadorenhos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo