Donald Trump diz estar comprometido com Otan após aliados aumentarem gastos com defesa

Arquivado em: América do Norte, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 12 de julho de 2018 as 12:27, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o comprometimento de Washington com a Otan “continua muito forte”, após cúpula em Bruxelas

Por Redação, com Reuters – de Bruxelas:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o comprometimento de Washington com a Otan “continua muito forte”, após cúpula em Bruxelas onde disse que aliados assumiram compromissos sem precedentes para aumentar os gastos com suas próprias defesas.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva de imprensa após cúpula da Otan em Bruxelas, na Bélgica

– A Otan está muito mais forte agora do que estava dois dias atrás – disse Trump a repórteres, descrevendo uma reunião de crise não planejada entre os 29 líderes da organização na manhã desta quinta-feira como “fantástica” e tendo tido “um ótimo espírito colegial”.

Donald Trump, disse nesta quinta-feira que a reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na próxima semana, pode ser a mais fácil de sua viagem oficial pela Europa, dizendo que Moscou é um competidor e não um inimigo.

Questionado se Putin representa uma ameaça, Trump disse: “Eu não quero que ele seja, e é por isso que temos a Otan”, após cúpula da aliança militar em Bruxelas.

– Ele é um competidor – disse Trump a repórteres. “Ele é meu inimigo? Ele não é meu inimigo… Com esperança, algum dia, talvez, ele será um amigo. Eu só não o conheço muito bem”.

Trump disse que abordará questões como o controle de armas, a possível ampliação do tratado Novo Começo e violações da Rússia ao Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) durante as conversas com Putin.

– Nós queremos apurar sobre a Síria. Nós iremos falar sobre interferência… Nós iremos falar sobre a Ucrânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *