Donald Trump sugere local para encontro com Kim

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 30 de abril de 2018 as 14:27, por: CdB

No Twitter, presidente norte-americano afirma que reunião deveria acontecer na fronteira entre as duas Coreias. Viagem histórica pode ser realizada dentro de menos de um mês

Por Redação, com DW – de Washington:

O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira, em mensagem no Twitter, que seu encontro com o ditador  norte-coreano, Kim Jong-um, poderia acontecer na zona de fronteira entre as duas Coreias.

A Casa da Paz, no vilarejo de Panmunjom, na fronteira entre as duas Coreias

Segundo escreveu Trump, vários países estão sendo considerados, mas talvez a Casa da Paz; na fronteira entre as Coreias do Norte e do Sul; seria um lugar mais “representativo e duradouro” que um terceiro país. “Estou só perguntando”, finalizou.

A Casa da Paz, um edifício situado na faixa sul da Área de Segurança Conjunta (JSA, na sigla em inglês); foi o lugar em que se reuniram na semana passada Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na primeira reunião entre líderes das duas Coreias em 11 anos.

Reunião

Trump anunciou no sábado que a reunião com Kim acontecerá daqui “a três ou quatro semanas”; o que representa uma leve antecipação em relação às estimativas da Casa Branca; que estabelecera o encontro para o fim de maio ou início de junho.

Esta é a primeira vez em que o presidente dos EUA se pronuncia sobre um lugar exato para a realização da histórica reunião, já que, até agora, tinha falado de “duas ou três sedes” que estavam sob consideração.

Vários países, como Tailândia e Mongólia; tinham se oferecido até agora para receber a cúpula; que tem como objetivo principal iniciar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte.

O presidente sul-coreano afirmou nesta segunda-feira que a meta de desnuclearização; e o fato de ter conseguido a realização de uma reunião são motivos suficientes para que Trump  seja o próximo ganhador do prêmio Nobel da Paz.

O encontro entre Kim e Trump  será a primeira vez em que os líderes de EUA; e Coreia do Norte se reúnem em 70 anos de conflito; que começou com a Guerra da Coreia (1950-1953) e há pelo menos 25 anos é tema de negociações fracassadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *