Eleição termina com vitória do PRI no México

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 00:55, por: CdB

Foram divulgados, neste domingo à noite, os resultados definitivos das eleições legislativas federais celebradas no México há uma semana. A vitória ficou com a oposição, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) obteve maioria relativa.

O PRI obteve 224 deputados, com os quais não conseguiu a maioria absoluta da Câmara dos Deputados, integrada por 500 membros, mas a aliança com partidos minoritários lhe permitirá somar 252 votos.

Já o governista Partido da Ação Nacional (PAN) conseguiu 153 cadeiras; o esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD), 95; o Partido Verde Ecologista do México (PVEM), 17; o Partido do Trabalho (PT), 6 e Convergência, 5.

Desta maneira, o PRI poderá controlar a Câmara dos Deputados, como já acontece com o Senado, onde conta com 60 representantes que unidos aos 5 do PVEM lhe dão a maioria absoluta na Câmara Alta, composta por 128 cadeiras.

Em percentuais, a Aliança para Todos, integrada pelo PRI e o PVEM em alguns distritos eleitorais nos quais concorreram em coalizão, obteve 13,54%; o PAN, 30,79%; o PRI sozinho, 23,21%; o PRD, 17,6%; o PVEM, 4,01%; o PT, 2,39%, e Convergência, 2,26%.

Estes dados foram divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), cujo conselho-geral se reuniu às 20h locais (22h de Brasília) de para anunciar os resultados oficiais definitivos das eleições de 6 de julho passado.

A partir de segunda, os partidos insatisfeitos com os números finais poderão apresentar impugnações no Tribunal Eleitoral Federal, que terá prazo até o próximo dia 19 de agosto para se pronunciar sobre o caso.

Cinco dos 11 partidos nanicos que existem no México ficarão de fora do registro eleitoral a partir de setembro próximo, quando começa o novo mandato, ao não conseguirem o percentual mínimo de votação exigido.

São eles os partidos da Sociedade Nacionalista (PSN), Aliança Social (PAS), México Possível (MP), Liberal Mexicano (PLM) e Força Cidadã (FC). Todos eles tiveram menos de 2 % dos votos cada e, no total, conseguiram menos de 3 %.

Além da renovação da Câmara dos Deputados, no domingo passado, os mexicanos elegeram suas autoridades locais em dez dos 32 estados e, em seis deles, também votaram para governador. Neste caso, o PRI venceu em Sonora, Campeche, Nuevo León e Colima, enquanto que o PAN ganhou em San Luis Potosí e Querétaro.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo