Empresas de Internet da China ‘intimidam’ clientes com dados e algoritmos

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Publicado quinta-feira, 7 de janeiro de 2021 as 13:04, por: CdB

As empresas chinesas de Internet têm violado os direitos dos clientes ao usarem indevidamente seus dados pessoais e “intimidarem” as pessoas para fazerem compras, disse uma associação de consumidores financiada pelo governo chinês nesta quinta-feira.

Por Redação, com Reuters – de Pequim

As empresas chinesas de Internet têm violado os direitos dos clientes ao usarem indevidamente seus dados pessoais e “intimidarem” as pessoas para fazerem compras, disse uma associação de consumidores financiada pelo governo chinês nesta quinta-feira.

 As empresas chinesas de Internet têm violado os direitos dos clientes ao usarem indevidamente seus dados pessoais
As empresas chinesas de Internet têm violado os direitos dos clientes ao usarem indevidamente seus dados pessoais

A declaração da Associação de Consumidores da China (CCA) não menciona nenhuma empresa, mas ocorre em um momento em que Pequim intensificou a vigilância sobre gigantes da tecnologia do país, se afastando de uma abordagem mais liberal.

“Os consumidores estão sendo pressionados por algoritmos de dados e se tornando alvos de intimidação técnica”, disse a associação.

Os algoritmos checam o uso da Internet

As empresas devem parar de usar sistemas para analisar dados pessoais dos consumidores e oferecer preços diferentes para produtos com base nessas informações, disse a associação. Os algoritmos checam o uso da Internet e outros dados dos consumidores e, em seguida, direcionam anúncios e promoções, privando os clientes de escolha, acrescentou a entidade.

Alguns dos produtos e serviços promovidos por esses sistemas automatizados “violam a lei e a ordem pública e os bons costumes”, afirmou a entidade.

Pequim preparou um projeto de lei em dezembro com o objetivo de evitar o comportamento monopolista de empresas de internet, marcando a primeira ação regulatória mais rígida da China contra o setor.

A China também alertou as gigantes da Internet do país para se prepararem para uma maior fiscalização, ao aplicar multas e anunciar investigações sobre negócios envolvendo Alibaba Group e Tencent Holdings.

A mídia estatal chinesa tem se tornado cada vez mais ativa sobre a violação dos direitos do consumidor por empresas de tecnologia. Em setembro, a emissora estatal do país publicou resultados de uma pesquisa que mostrou que 75% dos entrevistados acreditavam que haviam sido tratados injustamente ao fazerem compras online.