Enchente atinge níveis críticos no Reno

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de janeiro de 2018 as 10:45, por: CdB

Água inunda estradas e residências em cidades ribeirinhas e força suspensão de transporte fluvial e ferroviário. Previsão é de que nível comece a descer nas próximas horas

Por Redação, com DW – de Berlim:

Os níveis de água ao longo do rio Reno continuaram a aumentar durante a madrugada desta segunda-feira. Em muitos locais, a enchente atingiu níveis críticos e levou à interrupção do tráfego fluvial e ferroviário. A previsão é que o nível da água comece a descer, vagarosamente, a partir do fim desta segunda-feira, na região do Estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Calçadão e cais de atracagem submersos em Colônia. Nível de água atingiu nível crítico e suspendeu tráfego fluvial

Ao decorrer do dia, o nível da água deve atingir 8,8 metros, em Colônia, e 8,3 metros, em Düsseldorf, capital da Renânia do Norte-Vestfália. Em Bonn, autoridades registraram 8,17 metros nas primeiras horas da manhã.

Koblenz

Em Koblenz, onde o Reno se encontra com o Mosela, foram registrados níveis de água de 7,65 metros. No rio Mosela também houve inundações, especialmente na seção do meio do rio, onde estradas e porões ficaram parcialmente submersos.

O aumento dos níveis de água do Reno afetou o transporte fluvial e o tráfego ferroviário. Em Colônia, embarcações foram proibidas de navegar depois; que a água atingiu a marca crítica de 8,3 metros, no domingo. O transporte fluvial entre Duisburg e Koblenz está praticamente interrompido; muitos capitães atracaram em portos e decidiram aguardar.

– No porto de Ruhrort, tudo está cheio – disse um porta-voz da patrulha aquática da polícia alemã, em Duisburg. O tempo em que o tráfego fluvial ficará paralisado depende da queda do nível de água; a liberação ocorrerá quando os níveis baixarem para 8,20 metros em Colônia. No Mosela não há barcos desde sábado; autoridades suspenderam a navegação em todo o rio até terça-feira.

Devido a inundações, os trens estão impossibilitados de chegar à estação ferroviária de Bad Honnef; poucos quilômetros ao sul de Bonn. Aulas numa escola localizada numa ilha no Reno, próxima a Remagen, foram suspensas; pois o serviço de balsa estava inativo. No estado de Hessen não houve maiores contratempos.  

Mais ao sul da Alemanha, em Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, o Reno atingiu o nível máximo de 8,45 metros no sábado – desde então, o nível da água retrocedeu levemente. A previsão é de que os níveis comecem a baixar ainda nesta segunda-feira.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *