Escalada nuclear na Coréia leva Rússia a ampliar medidas de segurança

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 11:50, por: CdB

Um conflito de proporções sem precedentes na região, levou a Rússia a tomar medidas de proteção contra o possível uso de armas atômicas na Península Coreana. O alerta partiu do vice-chanceler Alexander Losyukov, como informou a agência de notícias Interfax. Losyukov afirmou que outros países, como China e Coréia do Sul, também vêm reforçando a segurança na região.

- Esses esforços dizem respeito à possível erupção de um conflito ali, no qual armas nucleares poderiam ser usadas - disse. O vice-ministro não descreveu quais as medidas tomadas, mas garantiu que não envolvem uma escalada de força militar.

Soldados sul-coreanos e norte-coreanos trocaram tiros na fronteira que divide as duas Coréias, na manhã desta quinta-feira, segundo informações do Estado Maior da Coréia do Sul. De acordo com declarações do governo sul-coreano, soldados da Coréia do Norte disparam com metralhadoras contra um posto da Coréia do Sul na zona desmilitarizada.

Os soldados da Coréia do Sul revidaram com 17 tiros. Aparentemente não houve feridos em nenhum dos lados. O incidente militar acontece em meio ao aumento da tensão em torno do programa nuclear da Coréia do Norte. O país anunciou na semana passada ter plutônio para produzir até seis bombas nucleares.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo