Escolas particulares do Rio permanecem fechadas

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 3 de agosto de 2020 as 14:35, por: CdB

Mesmo com a autorização da prefeitura e da justiça para o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares, para estudantes dos 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, os estabelecimentos de ensino não reabriram nesta segunda-feira. 

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

Mesmo com a autorização da prefeitura e da justiça para o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares, para estudantes dos 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, os estabelecimentos de ensino não reabriram nesta segunda-feira. 

Prefeitura e justiça tinham dado sinal verde para aulas presenciais
Prefeitura e justiça tinham dado sinal verde para aulas presenciais

O Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe) informou que, no levantamento feito pela manhã com as escolas afiliadas, não foi constatado o retorno às atividades presenciais em nenhuma delas.

As aulas presenciais estão suspensas desde março, por causa da pandemia de covid-19, e a rede particular manteve as atividades de forma remota, com aulas online. O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) informou que a categoria está em greve, confirmada em assembleia no sábado. A entidade disse, ainda, que teve notícia de apenas uma escola retornando com os alunos de forma presencial, na Freguesia de Jacarepaguá.

No domingo, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Defensoria Pública entraram com uma ação civil pública na justiça para impedir a reabertura das escolas particulares na capital, com pedido de tutela antecipada. Mas o pedido e o recurso foram negados no plantão judiciário.

A prefeitura do Rio de Janeiro autorizou, no dia 20 de julho, o retorno às atividades presenciais nas escolas privadas a partir de hoje, dando aval quanto à vigilância sanitária para o retorno voluntário dos estabelecimentos.

Data indefinida

No entanto, o governo do estado afirmou que cabe à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) a decisão sobre o retorno das aulas nas escolas particulares, e que ainda não definiu data para o retorno das aulas.

As medidas restritivas em vigência no estado para evitar a propagação do novo coronavírus valem até, pelo menos, 5 de agosto, incluindo a suspensão das aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipal e privada.

Segundo a Seeduc, o protocolo de retorno às aulas terá duração de 15 dias e será iniciado assim que a Secretaria de Saúde informar que há condições de voltar.

1 thought on “Escolas particulares do Rio permanecem fechadas

  1. Sei que esse ano está perdido para educação do Brasil inteiro, nada foi feito para tentar aproveitar esse ano, nunca vi nada assim no mundo.
    Sei que existem muitas maneiras de resolver esta questão, mas parece que não interessa para ninguém. Lamentável, as crianças da rede pública são as mais prejudicadas, penso ate que deveríamos aproveitar tudo isso para evoluirmos com uma educação mista com, educação presencial com um complemento online.
    Temos outro assunto muito importante esse ano, as eleições municipais aqui no Rio. Temos que dar uma atenção especial para essa questão. Afinal é por ela que vamos resolver nossas dificuldades e assim construir uma cidade cada vez mais linda.
    Por isso quero apresentar-lhes a pre-candidata Glória Heloiza, Conheça a história dessa guerreira, que com as mesmas dificuldades de um carioca comum, fez sua parte e chegou a magistratura, assim mudando as vidas de muitas pessoas.
    Conheça mais!
    https://youtu.be/1cAzVbHBRZo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *