Estudo revela que Kirchner é a figura pública mais confiável na Argentina

Arquivado em:
Publicado Sábado, 10 de Abril de 2004 às 18:28, por: CdB

O presidente Néstor Kirchner, o escritor Ernesto Sábato, o jornalista Jorge Lanata e o técnico de futebol Carlos Bianchi são as pessoas públicas mais confiáveis para os argentinos, segundo estudo divulgado neste sábado.

O relatório 'As pessoas mais confiáveis da Argentina atual' foi realizado pela consultoria Jorge Giacobbe e Associados mediante uma enquete de âmbito nacional.

Dos 10 primeiros lugares da lista, quatro são políticos, dois jornalistas, um escritor, um cantor, outro atleta e outro responsável por uma organização de ajuda social.

Com 21 por cento, Kirchner tem uma vantagem de 7,8 pontos percentuais em relação ao segundo mais confiável, o escritor Ernesto Sábato, mencionado por 13,2 por cento dos indagados e considerado uma referência de ética na Argentina.

O jornalista Jorge Lanata, que denunciou os corruptos na imprensa, foi citado por 10,2 por cento; e o técnico do clube de futebol Boca Juniors, Carlos Bianchi, 10 por cento; assim como a política opositora Elisa Carrió, que se especializou em revelar escândalos de corrupção.

Em seguida, o ministro da Economia, Roberto Lavagna (8,8 por cento), o jornalista Santos Biasatti (7,4), o cantor León Gieco (7,4 por cento), o político conservador Ricardo López Murphy (7,4) e o titular da organização Rede Solidária, Juan Carr (7,2).

O levantamento constata ainda que os jornalistas são os profissionais mais confiáveis com 20,73 por cento, seguidos pelos escritores (9,45), artistas (9,38) e atletas (8,99).

Os políticos aparecem em quinto lugar, com 8,38 por cento, seguidos do presidente da nação (8 por cento) e os ministros (7,7). Em último lugar figuram os economistas e os médicos, com 0,38 por cento de aceitação.

A enquete mediu, além disso, quem são os ministros em que os argentinos mais acreditam. O da Economia, Roberto Lavagna (44 por cento), e o da Justiça, Segurança e Direitos Humanos, Gustavo Beliz (15 por cento), são os mais bem avaliados.

Das 100 pessoas mais confiáveis para os argentinos, 79,21 por cento são homens e 20,79 por cento mulheres.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo