EUA: crescimento do PIB no 2º tri sofre revisão para 2%

Arquivado em: Negócios, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 29 de agosto de 2019 as 11:26, por: CdB

A economia norte-americana cresceu a uma taxa de 3,1% no trimestre de janeiro a março.

Por Redação, com Reuters – de Washington

A economia dos Estados Unidos desacelerou um pouco mais do que o inicialmente calculado no segundo trimestre, com o maior crescimento nos gastos dos consumidores em quatro anos e meio sendo compensado por um declínio nas exportações e um menor acúmulo dos estoques.

A expansão econômica, agora em seu 11º ano, está ameaçada pela guerra comercial com a China
A expansão econômica, agora em seu 11º ano, está ameaçada pela guerra comercial com a China

O Produto Interno Bruto dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 2%, informou o Departamento de Comércio em sua segunda leitura do PIB no segundo trimestre nesta quinta-feira. O dado foi revisado em relação ao ritmo de 2,1% estimado no mês anterior.

A economia cresceu a uma taxa de 3,1% no trimestre de janeiro a março. Ela expandiu 2,6% no primeiro semestre do ano. Já a revisão em baixa ficou de acordo com as expectativas dos economistas.

A expansão econômica, agora em seu 11º ano, está ameaçada pela guerra comercial com a China, que vem reduzindo os investimentos empresariais e atividade manufatureira.

Política exterior

Em 21 de julho, o Escritório de Orçamento do COngresso disse que as mudanças nas políticas de comércio exterior dos EUA, desde janeiro de 2018, reduzirão a receita bruta do país ajustada pela inflação em 0,3% do PIB em 2020. O escritório também calculou que a renda real da família média do país de Trump recuaria 0,4%. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a produção econômica poderia ser reduzida em até 0,5% em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *