EUA defendem autonomia de Hong Kong

Arquivado em:
Publicado Quarta, 07 de Abril de 2004 às 01:26, por: CdB

Os Estados Unidos defenderam na última terça-feira a 'autonomia' de Hong Kong em relação a Pequim. Pela primeira vez desde o retorno deste território para a China (1997), o regime comunista chinês disse que espera ser o único autorizado a decidir sobre o futuro político da ex-colônia britânica.

- A Lei Fundamental garante 'um país, dois sistemas' e, para que isso funcione, é primordial que Hong Kong continue sendo uma sociedade aberta e autônoma governada pela lei decidida em Hong Kong - afirmou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Adam Ereli, durante uma coletiva de imprensa.

- Hong Kong deve continuar no caminho da prosperidade e da estabilidade e isso depende da autonomia do território, tal como Pequim contemplou há quase 20 anos quando criou o princípio um país, dois sistemas. Apoiamos este tipo de autonomia, este tipo de prosperidade, este tipo de estabilidade compatível com a Lei Fundamental - ressaltou.

O Parlamento da China, inteiramente controlado pelo Partido Comunista Chinês (PCC), avaliou que as eventuais reformas eleitorais em Hong Kong devem ser previamente aprovadas pelas autoridades centrais em Pequim.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo