Ex-policiais transferidos de presídio fazem greve de fome

Arquivado em:
Publicado Sexta, 13 de Janeiro de 2017 às 12:42, por: CdB

Por medo de represálias, já que alguns desses oficias foram os responsáveis pelas prisões dos milicianos, os policiais fazem greve de fome

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:

Um grupo de ex-policiais lotado no presídio Bangu 6, Zona Oeste do Rio, foi transferido nos últimos dias para a unidade Bangu 9, onde estão presos milicianos. Por medo de represálias, já que alguns desses oficias foram os responsáveis pelas prisões dos milicianos, os policiais fazem greve de fome.

policia-3.jpg
Um grupo de ex-policiais lotado no presídio Bangu 6, Zona Oeste do Rio, foi transferido nos últimos dias para a unidade Bangu 9

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária,  os policiais estão recusando a comida oferecida pela administração do presídio. Eles procuram pela cantina da unidade para se alimentar. As polícias Militar e Civil, procuradas pela Agência Brasil, preferiram não se posicionar sobre o tema.

Operação

Agentes da Operação Centro Presente apreenderam, na noite de quarta-feira dois menores de 16 anos que tinham acabado de praticar roubos em Botafogo. Os adolescentes foram abordados no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, na Central, e com eles foi encontrada uma bolsa com um celular.

Os policiais ligaram o aparelho e perguntaram a senha, mas os suspeitos não souberam dizer. Como a tela estava desbloqueada, ligaram para o marido da proprietária que informou que ela tinha sido assaltada minutos antes e que estava registrando o caso na 9ª DP (Catete). Os dois foram conduzidos à delegacia, onde foram identificados por ela e outras vítimas como autores do roubo. Eles vão responder por fato análogo ao crime de roubo.

Na manhã de quinta-feira, policiais militares prenderam Rivaldo Melo Dias, de 26 anos. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão por furto, expedido no município de Andradina, em São Paulo. Rivaldo tentou fugir ao perceber a aproximação policial, mas foi alcançado no Campo de Santana. Foi realizada uma consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisão, onde constava o mandado pendente. O criminoso foi conduzido à 4ª DP (Praça da República).

Balanço

Até a noite anterior, os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 4.149 prisões. Sendo 2.191 por posse e uso de entorpecentes. Já cumpriram 369 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 148 pessoas por porte de arma branca e 16 por porte de arma de fogo, 171 por roubo e 288 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 3.242 ações de acolhimento a moradores de rua.

Conheça a Operação Segurança Presente

No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. A Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.

A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação. Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste. Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo