Filho de líder xiita confirma tentativa de trégua dos EUA

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 06:04, por: CdB

Representantes do governo dos EUA estão tentando fazer uma trégua com o líder radical xiita iraquiano, Moqtada al-Sadr, informou nesta segunda-feira um funcionário do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (SCIRI, na sigla em inglês), acrescentando que está agindo como mediador nas conversações.

Mohsen al-Hakim, filho do líder do SCIRI, Abdel Aziz al-Hakim, disse em Teerã que as negociações estão sendo realizadas na cidade sagrada xiita de Najar, onde Sadr estaria refugiado. Ele disse que o Conselho e outros grupos estão agindo como intermediários entre os funcionários americanos e Sadr, que se recusar a sentar à mesa com os americanos.

- Até agora, cinco rodadas de negociações foram realizadas com a equipe escolhida por Abdel Aziz Al-Hakim, que conversou como representantes de Sadr - disse Mohsen.

- Nós esperamos chegar a um acordo muito em breve - disse ele, que se recusou a divulgar as exigências feitas por ambos os lados. Mohsen desmentiu relatos de que Sadr esteja procurando asilo no Irã.

Perguntado se conversações estavam sendo mantidas com Sadr, o general-de-brigada americano Mark Kimmitt disse à imprensa, em Bagdá: "Não há qualquer discussão na qual a Autoridade Provisória da Coalizão esteja engajada".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo