Golfista australiano desiste da Rio 2016 por medo do zika

Arquivado em:
Publicado Terça, 28 de Junho de 2016 às 08:32, por: CdB

O golfe volta aos Jogos Olímpicos no Rio pela primeira vez desde 1904, mas vários dos principais nomes do esporte

Por Redação, com Reuters - de Londres:

O golfista número um do mundo, o australiano Jason Day, desistiu nesta terça-feira de participar da Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, devido aos temores em relação ao zika vírus.

– O motivo da minha decisão sãos meus temores com a possível transmissão do zika vírus e o risco em potencial que pode representar para as gestações futuras de minha esposa e para membros futuros de minha família – disse Day em comunicado publicado no Twitter.

golfista-1.jpg
O golfista número um do mundo, o australiano Jason Day

– Embora sempre tenha sido um dos meus maiores objetivos competir na Olimpíada pelo meu país, jogar golfe não pode ter precedência sobre a segurança de nossa família. Não os colocarei em perigo – acrescentou o golfista de 28 anos.

O golfe volta aos Jogos Olímpicos no Rio pela primeira vez desde 1904, mas vários dos principais nomes do esporte, como o britânico Rory McIlroy, detentor de quatro grandes títulos, Vijay Singh, de Fiji, e Charl Schwartzel, da África do Sul, desistiram por causa do vírus.

O zika vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pode causar má-formação craniana em recém-nascidos, e foi ligado à doença neurológica conhecida como síndrome de Guillain-Barré em adultos.

A polêmica sobre a participação nos Jogos de 5 a 21 de agosto vem crescendo à medida que a doença se torna mais conhecida.

Tenista romena

A principal tenista romena, Simona Halep, pode desistir de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro porque está "muito preocupada" com os efeitos do zika vírus.

– Eu tenho que pesquisar este vírus, porque não é fácil (obter todas as informações) – disse Halep, vice-campeã do Aberto da França em 2014, à agência inglesa de notícias Reuters em uma entrevista depois de alcançar a segunda rodada em Wimbledon nesta segunda-feira.

– Eu questionei muitos médicos (sobre o zika) e tenho que falar com os médicos novamente após este torneio. Ouvi dizer que mesmo se você não está grávida no momento e pega o vírus, quando você engravida (o vírus) será ativado. Estou muito preocupada.

As autoridades de saúde concluíram que a infecção por zika em mulheres grávidas pode causar microcefalia, uma má-formação cerebral, que pode levar a problemas de desenvolvimento graves em bebês.

A Organização Mundial da Saúde disse que há forte consenso científico de que o zika também pode causar síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara que provoca paralisia temporária em adultos.

– Estou planejando ir (ao Rio), mas tenho que ter certeza de que é seguro lá. Quando eu jogo tênis, minha saúde é a coisa mais importante – acrescentou a número cinco do mundo.

– É perigoso para as mulheres e muitos esportistas desistiram do Rio por esta razão. É um verdadeiro dilema quando se trata de sua saúde, por isso não posso dizer nada ao certo agora.

Alguns dos principais golfistas, incluindo Rory McIlroy, Vijay Singh, Adam Scott, Charl Schwartzel e Louis Oosthuizen não vão aos Jogos, que acontecerão de 5 a 21 de agosto, por causa do vírus.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo