Google entra no mercado de games com serviço de streaming Stadia

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 20 de novembro de 2019 as 14:13, por: CdB

O Google lançou o Stadia, um serviço de streaming que permite aos usuários jogarem videogames. 

Por Redação, com Reuters – de Los Angeles/Bangalore

O Google lançou na terça-feira o Stadia, um serviço de streaming que permite aos usuários jogarem videogames incluindo títulos como Assassin’s Creed Odyssey e NBA 2K20 no navegador de Internet Chrome.

O serviço vai começar com uma biblioteca de 22 jogos e transmitir vídeos em 4K a 60 frames por segundo
O serviço vai começar com uma biblioteca de 22 jogos e transmitir vídeos em 4K a 60 frames por segundo

O serviço vai começar com uma biblioteca de 22 jogos e transmitir vídeos em 4K a 60 frames por segundo e poderá ser acessado também por meio dos dispositivos Chromecast e Pixel, do Google.

A companhia está oferecendo a versão em 4K como pacote “premium” chamado de Stadia Pro, que vai custar US$ 9,99 por mês. A versão gratuita, em alta definição, deve ser lançada no próximo ano.

– Temos mais de 450 jogos em desenvolvimento agora e serão lançados em 2020 e depois – disse o vice-presidente, Phil Harrison, à agência inglesa de notícias Reuters.

O Stadia precisa de uma conexão com a Internet de pelo menos 10 megabits por segundo na resolução básica de 720 pontos e de 35Mbps na versão em 4K. As primeiras críticas recebidas pelo Stadia reclamaram de latência, o tempo de atraso entre o apertar do botão do controle e a reação na tela.

Analistas também estão creditando um eventual sucesso do Stadia ao conteúdo que o serviço oferecerá. A maior parte dos jogos atualmente oferecidos já está amplamente disponível em consoles.

– O Stadia vai viver ou morrer de acordo com seu conteúdo – disse George Jijiashvili, analista sênior da Ovum, ressaltando que o número de jogos disponíveis no lançamento está tornando difícil gerar uma empolgação no público consumidor.

O Stadia

O Stadia vai competir com o Project xCloud, da Microsoft, que provavelmente será lançado em 2020, e com o GeForce Now, da Nvidia, que está em teste público.

A Sony também oferece um serviço de streaming, o PlayStation Now, que custa US$ 9,99 por mês e inclui mais de 800 jogos.

O Google está focando no público que não joga em consoles, mas vai precisar se mostrar mais atraente que videogames domésticos ou computadores, disse Chaim Seigel, analista da Elazar Advisors.

O Stadia está atualmente disponível em 14 países. O Brasil não está entre eles. Os países onde o serviço está disponível incluem Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Noruega, França e Alemanha.

Microsoft

A Microsoft anunciou na terça-feira que seu aplicativo de comunicação corporativa, Teams, tem mais de 20 milhões de usuários ativos diariamente, ante 13 milhões em julho.

A companhia oferece o aplicativo como uma plataforma complementar gratuita para os usuários do Office365. Por meio do Teams, os usuários podem iniciar um bate-papo, compartilhar arquivos, fazer chamadas e realizar conferências na web.

As equipes da Microsoft, usadas por empresas como General Electric e SAP, competem com a Slack Technologies.

A Slack, cujos clientes incluem Electronic Arts e Nordstrom, relatou que tinha mais de 10 milhões de usuários ativos por dia no trimestre encerrado em 31 de julho.

As ações da empresa chegaram a cair cerca de 10% no início dos negócios na terça-feira, após o anúncio da Microsoft.

O Microsoft Teams também concorre com o Workplace, do Facebook, e o Webex Teams da Cisco Systems.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *