Governador aliado dos norte-americanos é morto no Iraque

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Julho de 2003 às 10:39, por: CdB

O governador pró-norte-americano da cidade de Hadithah, no oeste do Iraque, foi morto a tiros nesta quarta-feira juntamente com um dos seus nove filhos, informou um porta-voz militar norte-americano.

O porta-voz afirmou não dispor de mais pormenores sobre o ocorrido, mas a estação televisiva árabe por satélite Al-Jazira noticiou que o carro do governador, Mohammed Nayil al-Jurayfi, foi atingido a tiros por atacantes não identificados quando atravessava a cidade de cerca de 150.000 habitantes, situada a 240 quilômetros a noroeste de Bagdá.

Segundo a Al-Jazira, o carro se incendiou após os disparos. A estação televisiva árabe informou ainda que os habitantes de Hadithah acusavam o governador de colaborar com as forças da coligação anglo-norte-americana.

A cidade de Hadithah fica junto à estrada principal para a Síria, no chamado "triângulo sunita" que se estende para oeste e norte de Bagdá, onde populares pró-Saddam atacam diariamente as tropas norte-americanas.

Os constantes e cada vez mais sofisticados ataques têm-se refletido negativamente na moral das forças que patrulham a região, especialmente entre os soldados da 3ª Divisão de Infantaria, recentemente informados de que a sua partida do Iraque foi indefinidamente adiada.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo