Governo da Índia paralisa atividades poluentes diante crise ambiental

Arquivado em:
Publicado Domingo, 06 de Novembro de 2016 às 14:21, por: CdB

Nova Délhi, capital da Índia, está entre as cidades mais poluídas do mundo. Na última semana, uma espessa camada de poluição atmosférica envolveu a cidade, com pessoas reclamando de irritações nos olhos, gargantas e pulmões

 

Por Redação, com Reuters de Nova Délhi

 

O governo de Nova Délhi decidiu, neste domingo paralisar todos projetos de construção em andamento. Fechou escolas e aconselhou moradores da capital da Índia a ficar em casa. As ações integram um plano emergencial para lidar com os perigosos níveis de poluição do ar.

india-poluicao.jpg
Em Nova Délhi, capital da Índia, uma camada espessa de poluição envolve a cidade e causa problemas de saúde

Nova Délhi está entre as cidades mais poluídas do mundo. Na última semana, uma espessa camada de poluição atmosférica envolveu a cidade, com pessoas reclamando de irritações nos olhos, gargantas e pulmões. Uma combinação da fumaça vinda da queima de resíduos em fazendas em Estados próximos, fogos de artifício pelo festival hindu de Diwaii, poeira gerada por construções e emissões de veículos pressionaram os níveis de partículas mais perigosas presentes no ar, para mais de 15 vezes o limite visto como seguro.

Índia em alerta

Centenas de pessoas, incluindo crianças, realizaram um protesto neste domingo em Nova Délhi. Foram às ruas contra a piora na qualidade do ar, exigindo medidas imediatas e efetivas das autoridades. O ministro chefe de Nova Délhi, Arvind Kejriwal, chamou a cidade de "uma câmara de gás”. Ele disse que todos trabalhos de construção e demolição irão ficar parados por cinco dias. As escolas ficarão fechadas por três dias.

Kejriwal também disse que foi banido o uso de geradores de energia a diesel nos próximos 10 dias. Enquanto isso, a administração local também irá limpar e molhar as estradas.

— Todos nós precisamos cooperar e trabalhar juntos para encontrar uma solução. A situação exige que nós tomemos algumas medidas urgentes — disse Kejriwal.

A autoridade indiana também afirmou que o governo avalia nova rodada de restrições para uso de veículos privados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo