Imprensa espanhola destaca 'pragmatismo' de Lula

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 07:12, por: CdB

A imprensa espanhola coincidiu nesta quinta-feira em destacar o "pragmatismo" do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que na noite de quarta-feira concluiu sua primeira visita oficial de dois dias à Espanha.

"Lula está demonstrando ser um governante pragmático", afirma o jornal madrilenho El Mundo, com o qual coincide El País, ao assegurar em um editorial intitulado "Apostar pelo Brasil" que "este ex-operário e sindicalista transmite uma imagem de credibilidade".

Antes de voltar a Brasília, Lula se reuniu com o presidente do governo espanhol, José María Aznar, que propôs ao mandatário brasileiro o estabelecimento de uma "aliança estratégica", que Lula aceitou de imediato.

Para El Mundo, em sua visita a Madri, durante a qual foi aplaudido por empresários espanhóis e o governo espanhol reiterou sua "grande confiança" no gigante sul-americano, "Lula tentou explicar esse socialismo de veludo que tenta alimentar 40 milhões de indigentes no Brasil sem assustar banqueiros e multinacionais".

"Lula está conseguindo dar crédito ao projeto brasileiro", disse o jornal El País, para quem a Espanha e a UE devem entrar sem hesitações nessa experiência.

"Lula se mostrou um dirigente pragmático e decidido a gerar confiança", afirmou La Vanguardia, destacando a "aliança estratégica" hispano-brasileira.

O econômico Expansión assegura que "poucas vezes um líder latino-americano recebeu elogios tão unânimes na Espanha", em referência a Lula, mas em troca critica duramente o presidente argentino Néstor Kirchner, que esta quinta-feira conclui uma rápida visita a Madri, ao afirmar que "deveria escutar Lula quando este diz que 'não podemos pedir investimentos se não podemos garantir a rentabilidade'".

O jornal ABC (de direita) adverte que "se Lula e Kirchner forem moderados no futuro, pelo menos não cometerão muitos erros".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo