Indústria enfrenta gargalo no fornecimento de matérias-primas

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Publicado terça-feira, 1 de dezembro de 2020 as 15:21, por: CdB

“O setor industrial brasileiro continuou se beneficiando de um crescimento robusto em novembro. Os comentários dos participantes da pesquisa (no entanto) sugerem que a desaceleração foi um reflexo principalmente da escassez de matérias-primas” explicou a diretora econômica da IHS Markit, Pollyanna De Lima, a jornalistas.

Por Redação, com Reuters – de São Paulo

A indústria brasileira enfrentou em novembro escassez de matéria-prima, o que, combinado com a depreciação do real, provocou aumento recorde na inflação de insumos, apontou nesta terça-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Alguns componentes vitais para a indústria de transformação têm faltado para reposição de estoques
Alguns componentes vitais para a indústria de transformação têm faltado para reposição de estoques

A IHS Markit, que realiza a sondagem, informou que o aumento dos custos de insumos e preços cobrados em ritmo recorde na pesquisa se deveu a um mix de escassez de matérias-primas, em parte devido às restrições globais por causa da pandemia, depreciação do real e forte demanda por insumos.

Os produtores aumentaram sensivelmente a produção em resposta ao crescimento contínuo nas vendas, mas ainda assim o PMI do setor caiu a 64,0 em novembro, de 66,7 em outubro, menor patamar em quatro meses. Leitura acima de 50 indica expansão da atividade.

Expansão

Entretanto, a IHS Markit ressalta que o índice “assinalou a mais acentuada melhora na saúde do setor, superior a todas as outras registradas antes do surto da doença do coronavírus de 2019 (Covid-19)”.

— O setor industrial brasileiro continuou se beneficiando de um crescimento robusto em novembro. Os comentários dos participantes da pesquisa (no entanto) sugerem que a desaceleração foi um reflexo principalmente da escassez de matérias-primas — explicou a diretora econômica da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Contudo, a indústria prevê crescimento da produção no próximo ano, com mais publicidade, planos de expansão da capacidade, novos investimentos e previsões de aumento nas vendas, reforçando o otimismo.

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