Inglaterra apóia o Brasil para membro permanente do Conselho de Segurança

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 20:58, por: CdB

O governo do primeiro-ministro Tony Blair, anunciou hoje que seu país respaldará a candidatura do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Organizações Unidas (ONU).

A decisão foi conhecida hoje após a reunião entre os chanceleres dos dois países, Jack Straw e Celso Amorin, fontes britânicas informaram que a ampliação do Conselho de segurança e a incorporação do Brasil contribuirão para recompor a credibilidade desta organização internacional.

Por sua vez, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ontem em Londres na reunião dos governos progressistas, ajudas concretas das nações ricas aos governos que defendem a terceira via em outras latitudes, especialmente na América do Sul.

Lula, junto com seus colegas da Argentina, Néstor Kirchner, e do Chile, Ricardo Lagos, defendem esta tendência na América do Sul e em tal caráter exigiu "desconcentrar a riqueza no mundo para que os países pobres possam crescer".

Nestes sentido, se pronunciou por um acordo entre a União Européia e o Mercosul, para confirmar "o maior bloco econômico da história da humanidade".

A reunião dos Governos Progressistas que ocorreu ontem em Londres apresentou várias reclamações dos países do sul, especialmente do Brasil e Chile, em relação as políticas protecionistas do norte rico.

O vértice reuniu cerca de 400 políticos e intelectuais de centro-esquerda, entre eles 14 chefes de Estado e de Governo.

Lula se encontrará hoje em Londres com o chanceler alemão Gerhard Schroeder e a noite viajará para a Espanha dando continuidade a sua viagem de Estado.(ANSA)

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo